O principal objectivo da iniciativa visava apresentar soluções para o mercado nacional, abordar as perspectivas e evolução destes sectores em Moçambique, bem como eforçar a relação de parceria entre estas duas instituições.
No decurso do evento, Patrícia Darsam, directora da Banca Corporativa e de Investimentos do Absa Bank Moçambique, destacou a importância deste tipo de parcerias para impulsionar o negócio local.
“O nosso objectivo é criar soluções inovadoras, identificar e maximizar oportunidades, e estabelecer parcerias estratégicas para acelerar o crescimento destes sectores vitais e das suas cadeias de valor”, disse a responsável.
Presente no encontro, Ernesto Gove, chefe da Equipa do Banco, apresentou o panorama económico do país, dando nota das potenciais oportunidades. Na ocasião, contou que os sectores da mineração e construção são fundamentais para o crescimento do país, por isso estimular este sector é mais do que oportuno.
“É necessário capitalizarmos a nossa vasta gama de commodities e explorarmos a riqueza dos nossos recursos para garantir estabilidade e resiliência”, frisou Gove.
A fonte lembrou, ainda, que o país possui um dos maiores depósitos de grafite do mundo, um componente importante para a produção de baterias de veículos eléctricos, o que demonstra a importância do País na transição verde global e no avanço do transporte sustentável.