Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Access Bank finaliza aquisição da atlas mara Zâmbia e consolida sua posição como um dos maiores bancos

O Access Bank finalizou recentemente a aquisição da African Banking Corporation Zambia Limited, conhecida como Atlas Mara Zâmbia, consolidando sua posição como um dos cinco maiores bancos do país. A instituição financeira anunciou esse desenvolvimento.

A conclusão dessa transacção segue a aprovação regulatória e o cumprimento de todas as condições contratuais, permitindo que a Atlas Mara se torne uma subsidiária integral do Access Bank Zâmbia. Ambos os bancos continuarão a operar de forma independente até que todos os processos de integração sejam concluídos.

Conforme os termos do acordo, os dois bancos operarão separadamente até que a integração seja finalizada. Uma vez concluída a fusão, a entidade combinada visa estar entre os cinco maiores bancos geradores de receita na Zâmbia, com aspirações de estar entre os três primeiros até 2027.

Essa movimentação estratégica permite que o Access Bank expanda suas operações, oferecendo uma gama mais ampla de serviços financeiros e fortalecendo seu compromisso com o desenvolvimento económico da Zâmbia. Nos últimos dois anos, o Access Bank tem fortalecido sua presença na África. No segundo semestre de 2023, o banco adquiriu participações em dois bancos em Angola e adquiriu o Standard Chartered em países como Camarões, Gâmbia e Serra Leoa. Além disso, o banco concluiu um acordo para Consumer, Private & Business Banking na Tanzânia.

Expressando sua satisfação com a aquisição, Marco Abalroado, CEO do Access Bank Moçambique, afirmou: “Esta aquisição marca um marco significativo em nossa estratégia de expansão e crescimento contínuo. Apenas no último ano, realizamos novas aquisições em quatro países, nos posicionando para melhor atender às necessidades financeiras de nossos clientes em Moçambique e na região da SADC. Acreditamos que essa integração proporcionará sinergias operacionais e estratégicas, permitindo a optimização de recursos e a oferta de serviços financeiros inovadores e eficientes.”

Após a integração total dos dois bancos, tanto clientes públicos quanto privados do Access Bank na Zâmbia se beneficiarão de uma gama expandida e abrangente de serviços. Essa expansão inclui acesso a mais de 60 agências, cinco centros de tesouraria e uma rede com mais de 240 caixas electrónicos em todo o país.

Entrevistas Relacionadas

BCI recebe distinção da AMS pelo apoio ao sector de seguros

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) foi recentemente...

Access Bank lidera iniciativa para promover crescimento económico de Cabo Delgado

O Access Bank Moçambique reforçou o seu compromisso com...

FNB anuncia novo Presidente do Conselho de Administração

FNB Moçambique nomeou Sérgio Chitará como novo presidente do...

First Capital Bank recebe garantia do IFC para impulsionar operações de Comércio Internacional

International Finance Corporation (IFC), braço do sector privado do...