Tuesday, September 16, 2025
spot_img

Access Bank Mozambique lança iniciativa de sustentabilidade com reaproveitamento de cápsulas de café

O Access Bank Mozambique iniciou um projecto  de sustentabilidade ambiental que visa o reaproveitamento de cápsulas de café. Durante seis meses, as cápsulas serão recolhidas nas agências das cidades de Maputo e Matola, numa parceria com a Reciclagem & Serviços Lda., uma empresa especializada em gestão ambiental de resíduos.

Este projecto, que promove a economia circular e práticas sustentáveis, pretende transformar as cápsulas recolhidas em objectos de artesanato, bijuteria e outros fins, enquanto a borra de café será utilizada como fertilizante na agricultura. Mais de cinco mil pessoas da comunidade do Chiango, na província de Maputo, serão beneficiadas por esta iniciativa.

Marco Abalroado, administrador-delegado do Access Bank Mozambique, afirma que o projecto está alinhado com a estratégia ambiental do banco, que busca melhorar o desempenho em sustentabilidade. O objectivo é contribuir para a redução do desperdício e envolver activamente colaboradores, clientes e comunidades locais em comportamentos mais sustentáveis.

Por sua vez, Rui Silva, director-geral da Reciclagem & Serviços Lda., destaca que a parceria visa educar e sensibilizar sobre a gestão responsável de resíduos. A empresa acredita que, juntamente com o Access Bank, será possível promover um futuro mais sustentável para todos.

Noticias Relacionadas

Novas soluções digitais revolucionam o uso e acesso a serviços financeiros

Foram destaque desta edição da Conferência Fintalks a apresentação...

Moza Banco distingue 23 empresas com o Selo FaMoza

O Moza Banco distinguiu, na sua primeira edição do...

Bancos reduzem taxa de juro de referência e aliviam custos para a economia

A taxa de juro de referência para o crédito...

Banco de Desenvolvimento de Moçambique deverá estar operacional até final de 2025

O governo prevê concluir, até ao final deste ano,...