Segunda-feira, Agosto 18, 2025
spot_img

Açucareira da Maragra perde 3.6 mil milhões de meticais devido a cheias

Dados fornecidos ao Jornal Notícias pelo director-geral de empresa, Filipe Raposo, indicam que nos campos perderam-se 470 mil toneladas de cana, representando 1.6 mil milhões de meticais.

Estes números reforçam a informação anteriormente partilhada pela açucareira de que não tirou proveito da última campanha de produção, porque as inundações aconteceram no segundo mês do ano.

As perdas, de acordo com Filipe Raposo, afectaram gravemente a sustentabilidade da empresa, razão pela qual em Abril anunciou a possibilidade de interromper a laboração e reduzir o número de trabalhadores.

A Açucareira da Maragra SA  é detida pela empresa sul-africana Illovo Sugar Africa com uma participação de 99 porcento, as restantes acções de 1% pertencem a um investidor minoritário privado.

A fábrica e a área de abastecimento de cana composta por produtores próprios e independentes situam-se junto à costa de Moçambique, a cerca de 80 quilómetros a norte de Maputo.

Anualmente e sem interferências, Maragra produz cerca de 80 mil toneladas de açúcar de mais de 460 mil toneladas de cana produzidas em suas propriedades e o restante de cerca de 400 mil toneladas de produtores independentes.

Noticias Relacionadas

Cornelder investe 640 milhões na ampliação do Porto da Beira

A concessionária Cornelder de Moçambique anunciou a aprovação de...

Filipa Neves assume o Marketing da Unilabs na Ibéria

Unilabs anuncia a contratação de Filipa Neves para...

AmCham e CCME reforçam laços económicos entre Moçambique, EUA e Espanha

Decorreu no Hotel Cardoso, o Business Networking Cocktail Reception,...

Celso Cunha empossado director-geral da Agência do Zambeze

A Primeira-Ministra, Benvinda Levi, conferiu posse, ontem, a Celso...