Falando em Maputo na abertura da sessão do Conselho de Monitorização do Ambiente de Negócios, Maleiane disse que o governo está a levar a cabo uma abordagem motivacional à agricultura, que vai garantir que a agricultura seja vista por todos, em particular pelos jovens, como um bom investimento. Disse que em 2022 a agricultura deu um contributo significativo para a economia moçambicana, com um crescimento de 4,15 por cento.

Os factores encorajadores, acrescentou Maleiane, são a introdução de novas tecnologias, a garantia do acesso ao crédito, a construção de estradas de acesso aos mercados e a assistência técnica aos agricultores.

“Estamos a modernizar”, disse o Primeiro-Ministro, “trazendo um programa que torna a agricultura uma actividade comercial, com criação de emprego e mecanização. Mas, ao mesmo tempo, a área de pesquisa agropecuária está criando condições para aumentar a renda do setor familiar camponês”.

Isto significa, acrescentou, que o Governo está a integrar o setor familiar na economia e no mercado, mas ao mesmo tempo a preparar o terreno para o aumento das exportações, confiante assim para melhorar a balança de pagamentos.

Relacionado  Parque Industrial de Beluluane muda de nome

Ele reafirmou a interferência do Governo em acelerar as reformas previstas no Plano de Ação para Aperfeiçoamento dos Negócios (PAMAN) 2019-2021.

Maleiane sublinhou em particular uma revisão da Lei do Trabalho, que afirmou viria a incentivar o investimento nacional e estrangeiro; uma Lei de Investimentos para simplificar os requisitos necessários para os investidores; e a garantia da aplicação de boas práticas internacionais, alinhando a lei aos desafios dos investimentos atuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui