Saturday, January 17, 2026
spot_img

África do Sul: Sasol registou decréscimo nos lucros

A Sasol África do Sul divulgou recentemente uma actualização comercial que aponta para uma queda nos seus resultados financeiros para os seis meses findos em 31 de Dezembro de 2023. A empresa atribuiu esse decréscimo a vários factores, incluindo um ambiente macroeconómico volátil, com preços do petróleo e petroquímicos em baixa, uma procura instável por produtos e pressão inflacionista contínua sobre os custos.

Embora tenha havido melhorias operacionais na África do Sul, a Sasol destacou o persistente mau desempenho das empresas estatais envolvidas na sua cadeia de valor, juntamente com as perspectivas de crescimento global mais fracas, como factores que continuam a impactar negativamente o seu desempenho empresarial.

A empresa prevê que o resultado líquido ajustado para os seis meses fique entre R26,2 mil milhões e R29,4 mil milhões, uma diminuição significativa em comparação com o segundo semestre de 2022. Além disso, espera-se que o lucro por acção e o lucro por acção principal diminuam entre 29% e 43% e entre 28% e 42%, respectivamente.

A Sasol também registou ajustes não monetários notáveis, incluindo um prejuízo líquido de R5,8 mil milhões. Este prejuízo foi atribuído principalmente a uma imparidade de R3,9 mil milhões na sua refinaria de combustíveis líquidos de Secunda, devido a custos de electricidade mais elevados e preços mais baixos do petróleo. Além disso, a empresa registou uma imparidade de R1,1 mil milhões nas suas unidades de Cloro Álcali e PVC e Polietileno da Chemicals Africa, devido à menor procura por esses produtos.

A divulgação dos resultados financeiros intercalares de 2024 está prevista para segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024.

Noticias Relacionadas

Sasol produz o primeiro Gás de Cozinha em Moçambique

A Sasol realizou, na terça-feira, 4 de Novembro de...

Moçambique assina dois acordos de 50 milhões com a ExxonMobil

Moçambique e a ExxonMobil assinaram dois contratos estratégicos para...

TotalEnergies propõe extensão de 10 anos da concessão em Cabo Delgado para compensar prejuízos de US$ 4,5 mil milhões

A TotalEnergies propôs ao Governo moçambicano a extensão por 10 anos da...

Área 1: TotalEnergies anuncia retoma do projecto de gás natural do Rovuma

A multinacional francesa TotalEnergies anunciou o levantamento da cláusula...