Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

África do Sul: Sasol registou decréscimo nos lucros

A Sasol África do Sul divulgou recentemente uma actualização comercial que aponta para uma queda nos seus resultados financeiros para os seis meses findos em 31 de Dezembro de 2023. A empresa atribuiu esse decréscimo a vários factores, incluindo um ambiente macroeconómico volátil, com preços do petróleo e petroquímicos em baixa, uma procura instável por produtos e pressão inflacionista contínua sobre os custos.

Embora tenha havido melhorias operacionais na África do Sul, a Sasol destacou o persistente mau desempenho das empresas estatais envolvidas na sua cadeia de valor, juntamente com as perspectivas de crescimento global mais fracas, como factores que continuam a impactar negativamente o seu desempenho empresarial.

A empresa prevê que o resultado líquido ajustado para os seis meses fique entre R26,2 mil milhões e R29,4 mil milhões, uma diminuição significativa em comparação com o segundo semestre de 2022. Além disso, espera-se que o lucro por acção e o lucro por acção principal diminuam entre 29% e 43% e entre 28% e 42%, respectivamente.

A Sasol também registou ajustes não monetários notáveis, incluindo um prejuízo líquido de R5,8 mil milhões. Este prejuízo foi atribuído principalmente a uma imparidade de R3,9 mil milhões na sua refinaria de combustíveis líquidos de Secunda, devido a custos de electricidade mais elevados e preços mais baixos do petróleo. Além disso, a empresa registou uma imparidade de R1,1 mil milhões nas suas unidades de Cloro Álcali e PVC e Polietileno da Chemicals Africa, devido à menor procura por esses produtos.

A divulgação dos resultados financeiros intercalares de 2024 está prevista para segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024.

Entrevistas Relacionadas

 Demanda por petróleo pode atingir novos recordes em 2024, prevê EIA

A Administração de Informações sobre Energia dos Estados Unidos...

Moçambique e Brasil firmam acordo para impulsionar biocombustíveis e desenvolvimento económico

Durante o Fórum Biodiesel realizado esta semana em São...

Ministério dos Recursos Minerais e Energia propõe uso interno do gás da Bacia do Rovuma para impulsionar outros sectores

Durante um encontro com representantes do sector privado, o...

Governo de Moçambique aguarda detalhes para oficializar a venda das acções da Galp

O presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto...