Sexta-feira, Julho 12, 2024
spot_img

Agricultores de Manica alcançaram 500 Mil toneladas de produtividade agrícola

As autoridades do distrito de Sussundenga, na província central de Manica, celebram uma colheita de 500 mil toneladas de diversas culturas no período de 2022 a 2023. Com 9116 produtores agrícolas, a maioria no sector familiar, e uma população de 168 mil habitantes, o distrito comemora a abundância de cereais, oleaginosas e hortícolas, garantindo a segurança alimentar até a próxima campanha agrícola.

Segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM), as culturas do milho, gergelim, banana e outras desempenharam um papel crucial no sucesso da campanha agrícola. O administrador do distrito, Tomás Razão, atribuiu o êxito à dedicação dos agricultores, especialmente aqueles no sector familiar. Graças ao excedente da produção, Sussundenga possui reservas suficientes de cereais e outros alimentos essenciais.

Razão destacou a versatilidade da produção local, abrangendo desde os alimentos mais consumidos, como o milho, até culturas de rendimento como gergelim, frutas diversas, leguminosas e hortícolas. “O nosso distrito tem um potencial invejável para a prática da agricultura. Tudo o que lançamos na terra germina e produz. Como tal, vamos trabalhar e produzir mais alimentos”, afirmou.

A agricultura é a principal actividade económica em Sussundenga, e o distrito já foi reconhecido como o celeiro da província de Manica. Tomás Razão enfatizou a importância do empenho contínuo na maximização desse potencial agrícola. O administrador expressou confiança no futuro, destacando a capacidade do distrito para sustentar não apenas suas necessidades alimentares, mas também contribuir para as demandas regionais e além.

Entrevistas Relacionadas

IIAM recebeu um financiamento de 17 milhões de meticais para produção de sementes melhoradas em Nampula

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) garantiu...

Lançado fundo de 11,5 milhões de dólares para PME de alimentos nutritivos em Moçambique

A Confederação das Associações Económicas (CTA) e a Aliança...

Província de Manica investe na capacitação de agricultores de trigo e hortícolas

O Governo da província de Manica, no centro do...

Moçambique vai aumentar a produção de milho com variedades geneticamente modificadas

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) para...