Quarta-feira, Abril 24, 2024
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Águas de Maputo quer massificar área metropolitana com 100.000 contadores pré-pagos

No âmbito deste projecto, introduzido em 2015, a empresa espera massificar o uso deste tipo de contadores, e atingir uma cifra de 100 mil unidades instaladas até 2024 em todas as suas áreas operacionais, nomeadamente nas cidades de Maputo e Matola, bem como no distrito de Boane.

Segundo o director comercial da AdRMM, Cremildo Fernando, o uso destes contadores apresenta inúmeras vantagens, principalmente para os clientes:

“Este investimento vem responder às preocupações dos nossos clientes, que passam, desde já, a decidir sobre o seu consumo. Em termos práticos, a facturação é da responsabilidade do cliente, e não da empresa”, explica.

Mais do que controlar o consumo, os contadores pré-pagos vão contribuir para a redução de filas nas lojas para o pagamento das facturas. O cliente passa, igualmente, a resolver possíveis anomalias na sua instalação em tempo útil.

Para a sua utilização, o cliente deve adquirir uma recarga nos habituais pontos de venda, nas lojas da AdRMM, ou através das carteiras móveis, assim como da plataforma Madzi (#876*). Foi, ainda, desenvolvido um aplicativo para o efeito, denominado Madzi App, disponível na App Store e Playstore.

“Quando a recarga acaba, a válvula corta o fornecimento da água automaticamente. Entretanto, antes disso, o contador emite um alerta sobre o  volume de água remanescente”, acrescenta Cremildo Fernando.

Para o seu funcionamento, os contadores possuem uma bateria de longa duração, estimada em seis anos, sendo que a gestão da sua substituição é feita com recurso a um sistema informático.

Jossias Mondlane é cliente da AdRMM e usa o contador pré-pago há sensivelmente três semanas. Durante este período, pode perceber as vantagens comparativas do seu uso:

“Este contador permite ajustar o consumo à capacidade financeira de cada um. Antes, com os contadores pós-pago, só consumíamos a água e não tínhamos noção do valor que viria na factura no final de cada mês. Hoje, sei que devo consumir consoante a minha capacidade, sem contar que já não há necessidade de me dirigir à loja, para efeitos de pagamento da factura”, sublinha

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