Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Altona torna-se oficialmente accionista maioritária do Projecto Monte Muambe Rare Earths em Moçambique

A Altona Rare Earths alcançou um marco significativo no último trimestre de 2023, ao aumentar sua participação no projecto Monte Muambe, em Moçambique, de 20% para 51%. No entanto, a formalização desse aumento estava sujeita à aprovação das autoridades locais.

A empresa com sede em Londres anunciou que o Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique aprovou a elevação da participação da Altona Rare Earths no projecto. Com isso, a Altona tornou-se a accionista maioritária da empresa local responsável pelo empreendimento.

Em Junho de 2021, a Altona havia firmado um acordo que lhe concedia a opção de adquirir até 70% de participação no projecto mediante a realização de determinadas obras. Agora, após a publicação de uma estimativa inicial de recursos minerais e a conclusão de um estudo exploratório, a empresa alcançou a marca de 51% de participação. Para atingir os 70%, a Altona agora planeia conduzir um estudo de viabilidade.

A Altona também está aguardando outra aprovação regulatória referente a um pedido de licença mineira submetido às autoridades locais em Dezembro passado. Caso esse pedido seja aprovado, a Altona terá a oportunidade de operar o projecto Monte Muambe, que tem capacidade para fornecer anualmente 15.000 toneladas de carbonato misto de terras raras ao longo de 18 anos.

A ascensão da Altona Rare Earths para a posição de accionista maioritária no projecto Monte Muambe representa um passo significativo para a empresa e destaca o potencial do sector de terras raras em Moçambique. A empresa está comprometida em continuar a desenvolver e expandir suas operações neste campo promissor, contribuindo assim para o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável do país.

Entrevistas Relacionadas

Ex-Mineiros moçambicanos recebem compensação por doenças ocupacionais

Os ex-mineiros moçambicanos que trabalharam nas minas da África...

Gemfields pagou 35% de suas receitas ao Estado

Em Julho de 2021, a Gemfields, principal accionista da...

Syrah Resources passa a fornecer grafite para fábrica de baterias na Indonésia

A mineradora australiana Syrah Resources, que opera no distrito...

Sector privado de Manica defende a instalação de refinaria de ouro

O presidente do Conselho Empresarial de Manica (CPE), Alcides...