Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

COP28: Africa50 vai avançar com projectos de energia solar e de transmissão em Moçambique

Africa50, a plataforma pan-africana de investimento em infra-estruturas, assinou um Memorando de Entendimento (MdE) com a Electricidade de Moçambique (EDM), a empresa de serviços públicos moçambicana, para colaborar em projectos transformadores de energia limpa em Moçambique, no sentido de colmatar a lacuna de acesso à energia no país.

  • 3 projectos de centrais solares com uma capacidade de produção total de 260 MW, com Sistemas de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) de última geração, incluindo o primeiro projecto de energia fotovoltaica solar flutuante de 100 MW, a ser desenvolvido em Moçambique.
  • As PPP irão fornecer 400 km de novas linhas de transmissão e a infra-estrutura associada, que será uma das primeiras no continente.

O MdE estabelece um quadro de colaboração entre a Africa50 e a EDM para desenvolver três centrais solares, incluindo uma central solar flutuante, bem como projectos de PPP para linhas de transmissão. Os projectos são concebidos para permitir e aumentar a capacidade de produção de energia verde – fornecendo energia limpa segura, fiável e mais económica onde é mais necessária.

Africa50 espera desenvolver projectos ao abrigo da iniciativa Africa Green Investment, no valor de 4,5 mil milhões de dólares, anunciada pela Presidência da COP28, da qual a Africa50 foi seleccionada como parceiro estratégico. A iniciativa visa ajudar a acelerar e a ampliar os projectos verdes em África, promovendo a mitigação e a adaptação às alterações climáticas, enquanto fomenta o crescimento económico em África.

Os projectos incluem a central de energia solar de Montepuez, com 100 MW, na província de Cabo Delgado, e a central de energia solar de Angoche, com 60 MW, na província de Nampula, que incluirá um Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria, bem como o projecto solar fotovoltaico flutuante de 100 MW na província ocidental de Manica, concebido para utilizar a superfície da albufeira da central hidroeléctrica de Chicamba para a produção de energia.

Para além destes projectos de produção, a Africa50 e a EDM também assinaram MdE para PPP para linhas de transmissão, com um conjunto inicial de linhas de alta tensão de cerca de 400 km identificadas para desenvolvimento. A Africa50 contribuirá com a experiência adquirida no desenvolvimento da primeira PPP de transporte no continente, no Quénia, actualmente numa fase avançada de desenvolvimento, para permitir uma rápida execução destes projectos. Estas linhas fazem parte de um corredor verde, permitindo a transferência de energia verde para os centros de consumo. 

«Moçambique tem um enorme potencial de energias renováveis e a Africa50 tem o prazer de formar uma parceria com o país para ajudar a transformar esse potencial em projectos de energia concretos e impactantes, incluindo a tecnologia solar flutuante pioneira. Estamos ansiosos por unir forças com a EDM para acelerar a implementação de infra-estruturas de energia verde na produção e na transmissão, aproveitando o capital do sector privado e a nossa parceria com a iniciativa Africa Green Investment dos EAU para realizar estes investimentos significativos em Moçambique.» Alain Ebobissé, CEO da Africa50.

A assinatura dos projectos de energia limpa transformadora teve lugar à margem da COP28 EAU, na presença de Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique, Akinwumi Adesina, Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento e Tony Blair, ex-Primeiro-Ministro do Reino Unido.

Entrevistas Relacionadas

Amantes da Liga dos Campeões vivem emoções da final em Maputo

A Liga dos Campeões da UEFA, a chamada liga...

Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO

O Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e...

Business EXPO, 26 de Abril de 2024

Business EXPO, um evento que destaca a diversidade e...

Agência do Zambeze investe 40 Milhões de meticais no programa piloto de produção orgânica

Decorreu esta terça-feira (20), na Agência do Zambeze actos...