Sábado, Dezembro 14, 2024
spot_img

Moatize se prepara para receber a primeira fábrica de ferro do país

O distrito de Moatize, na província de Tete, será o local da primeira fábrica de ferro produzido a partir do carvão coque em Moçambique. O anúncio foi feito no Domingo, 20 de Outubro, pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, durante uma visita de trabalho ao Maláui.

Embora não tenha revelado a origem dos capitais, Moreno destacou que a fábrica será instalada em uma área rica em matéria-prima, viabilizando o projecto. Essa iniciativa está alinhada com o programa presidencial “Industrializar Moçambique”, lançado pelo presidente Filipe Nyusi em 6 de Agosto de 2021.

“É transformando localmente o carvão mineral de Moatize que podemos estimular a produção e reduzir a exportação em bruto, garantindo maior comercialização, além da geração de emprego e renda”, explicou Moreno, conforme citado pela Rádio Moçambique.

O ministro também mencionou que diversos outros projectos estão em andamento para promover o desenvolvimento do país, reiterando a abertura para mais investimentos estrangeiros em diferentes sectores.

A construção da fábrica de ferro em Moatize representa um passo significativo para a industrialização de Moçambique, promovendo a utilização de recursos locais e contribuindo para a economia da região.

Noticias Relacionadas

Syrah declara força maior para mina de grafite em Moçambique

As acções da Syrah Resources Ltd. despencaram após a...

Conheça as principais empresas de mineração de grafite em Moçambique

Conheça as principais empresas de mineração de grafite em...

Nacala Logistics e Cimentos de Moçambique firmam parceria estratégica para transporte de carvão

No final de Novembro, a Nacala Logistics e a...

O Gigante de areias minerais que posiciona Moçambique no cenário global

Sabia que Moçambique é responsável por 7% da produção...