Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Agência do Zambeze investe 40 Milhões de meticais no programa piloto de produção orgânica

Decorreu esta terça-feira (20), na Agência do Zambeze actos de consignações públicas do Programa Piloto de Produção Orgânica.

O projecto está avaliado em cerca de 40 milhões de meticais repartidos em: 20 milhões em investimentos do Governo de Moçambique através da Agência do Zambeze e igual montante pela Bioagri, uma empresa privada vocacionada na produção de soluções tecnológicas na base de síntese orgânica.

Pretende-se oferecer aos produtores uma opção de produção ecológica que preserva a biodiversidade, melhora os solos, assegura produtos seguros e saudáveis no mercado, através de uso de soluções orgânicas com o mesmo nível de eficiência que os produtos químicos.

Segundo o Director dos Serviços de Assistência Técnica e Financeira na Agência do Zambeze (Director de Projectos), Nelson Rodrigues António, o projecto irá “garantir maior rendimento aos produtores e com custos relativamente baixos”.

Nelson António frisou que, nesta fase piloto, o projecto será implementado com algumas instituições de investigação, academias, supervisionado pelas Direcções Provinciais de Agricultura, Serviços Provinciais de Actividades Económicas e o envolvendo produtores das províncias Tete, Manica e Sofala.

O Director de Projectos na Agência do Zambeze disse que, nesta fase do projecto, serão estabelecidos campos de demonstração em dez (10) distritos nas Províncias de Tete, Manica e Sofala envolvendo 20 famílias de produtores.

Falando na ocasião, a Directora dos Serviços Provinciais de Actividades Económicas de Tete, Jacinta Mtaia, referiu que a iniciativa poderá ajudar a poupar o custos dos produtores.
“ Os nossos produtores passarão a ter a visão de produzir e sem prejudicar o ambiente” – frisou.

Participaram no evento, representantes da Agência do Zambeze, da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas, Serviços Provinciais de Actividades Económicas, Kimitec, Bioagri SA, Centro de Investigação e Transferência de Tecnologia (CITT), World Food Program (WFP), Solidariedade, produtores, entre outros.

Entrevistas Relacionadas

Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO

O Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e...

Business EXPO, 26 de Abril de 2024

Business EXPO, um evento que destaca a diversidade e...

Banco de Moçambique será confirmado como gestor operacional do fundo soberano

O Banco de Moçambique (BdM) está prestes a ser...

Sofala regista aumento na produção de pescado em cativeiro

Na província de Sofala, centro de Moçambique, a produção...