A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Maputo parabenizou Augusta Maíta pela sua recente nomeação como directora-executiva do Millennium Challenge Account (MCA) Moçambique, conforme anunciado nesta Quinta-feira, 25 de Julho.
De acordo com a Lusa, a nomeação de Maíta foi aprovada pelo Conselho de Ministros em 23 de julho de 2024. Maíta, que anteriormente ocupou o cargo de Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, assumirá a liderança do MCA Moçambique, uma instituição responsável pela gestão de um apoio financeiro norte-americano de 31,7 mil milhões de meticais (500 milhões de dólares).
O comunicado da Embaixada destaca que a nomeação de Augusta Maíta resultou de um “processo de recrutamento competitivo e transparente”, envolvendo painéis de entrevista com representantes dos sectores público e privado, bem como da Millennium Challenge Corporation (MCC) e do Governo dos EUA. A posição foi uma das vinte vagas abertas no início do ano, atraindo mais de 4500 candidaturas.
Em Março, o Governo anunciou a criação de uma nova instituição para gerir um montante total de 33,9 mil milhões de meticais (537 milhões de dólares), dos quais 31,7 mil milhões de meticais (500 milhões de dólares) são provenientes do MCC. Esta nova entidade funcionará como uma instituição temporária pelos próximos sete anos.
O Compacto II, assinado em 20 de Setembro no Capitólio em Washington, na presença do Presidente Filipe Nyusi, inclui projectos significativos, como a construção de uma nova ponte sobre o rio Licungo, na província da Zambézia, e a criação de uma nova circular na mesma província, que tem sido severamente afectada por ciclones nos últimos anos.