Home Uncategorized Agência do Zambeze investe 40 Milhões de meticais no programa piloto de produção orgânica

Agência do Zambeze investe 40 Milhões de meticais no programa piloto de produção orgânica

Decorreu esta terça-feira (20), na Agência do Zambeze actos de consignações públicas do Programa Piloto de Produção Orgânica.

O projecto está avaliado em cerca de 40 milhões de meticais repartidos em: 20 milhões em investimentos do Governo de Moçambique através da Agência do Zambeze e igual montante pela Bioagri, uma empresa privada vocacionada na produção de soluções tecnológicas na base de síntese orgânica.

Pretende-se oferecer aos produtores uma opção de produção ecológica que preserva a biodiversidade, melhora os solos, assegura produtos seguros e saudáveis no mercado, através de uso de soluções orgânicas com o mesmo nível de eficiência que os produtos químicos.

Segundo o Director dos Serviços de Assistência Técnica e Financeira na Agência do Zambeze (Director de Projectos), Nelson Rodrigues António, o projecto irá “garantir maior rendimento aos produtores e com custos relativamente baixos”.

Nelson António frisou que, nesta fase piloto, o projecto será implementado com algumas instituições de investigação, academias, supervisionado pelas Direcções Provinciais de Agricultura, Serviços Provinciais de Actividades Económicas e o envolvendo produtores das províncias Tete, Manica e Sofala.

O Director de Projectos na Agência do Zambeze disse que, nesta fase do projecto, serão estabelecidos campos de demonstração em dez (10) distritos nas Províncias de Tete, Manica e Sofala envolvendo 20 famílias de produtores.

Falando na ocasião, a Directora dos Serviços Provinciais de Actividades Económicas de Tete, Jacinta Mtaia, referiu que a iniciativa poderá ajudar a poupar o custos dos produtores.
“ Os nossos produtores passarão a ter a visão de produzir e sem prejudicar o ambiente” – frisou.

Participaram no evento, representantes da Agência do Zambeze, da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas, Serviços Provinciais de Actividades Económicas, Kimitec, Bioagri SA, Centro de Investigação e Transferência de Tecnologia (CITT), World Food Program (WFP), Solidariedade, produtores, entre outros.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version