google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sábado, Julho 5, 2025
spot_img

Coral Sul FLNG: carregamentos semanais de GNL atraem investimentos em Moçambique

A unidade flutuante de gás natural liquefeito (FLNG) Coral Sul, operada pela Eni ao largo da costa de Cabo Delgado, já está a realizar carregamentos de gás natural liquefeito (GNL) semanalmente. A informação foi divulgada pela directora-geral da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Ludovina Bernardo, durante sua visita à instalação, cujo objectivo foi avaliar o estado actual da produção.

Desde Outubro de 2022, a Coral Sul FLNG vem produzindo e exportando GNL e condensado, com seu primeiro carregamento registado um mês após o início das operações. Actualmente, a unidade está a produzir cerca de 24 mil metros cúbicos de GNL por dia, superando as expectativas e resultando em um carregamento semanal de GNL e um carregamento bimensal de condensado.

Ludovina Bernardo, acompanhada por uma delegação que incluía o secretário de Estado da província de Cabo Delgado e outros funcionários, destacou a importância do projecto para a economia de Moçambique, ressaltando a capacidade do país em atrair investimentos para projectos estruturais. Ela também enfatizou a relevância da formação da mão-de-obra nacional, evidenciada pela presença de jovens moçambicanos a bordo da unidade.

A Coral Sul FLNG, que mede 413 metros de comprimento e 60 metros de largura, está ancorada em águas ultra-profundas na bacia de gás do Rovuma. O projecto é um marco importante para a indústria de gás do país, que, além da instalação Coral Sul, inclui o desenvolvimento das futuras instalações Coral Norte FLNG e Rovuma LNG, previstas para serem sancionadas entre 2024 e 2025. O Coral Sul tem a capacidade de produzir até 3,5 milhões de toneladas por ano (mtpa) de GNL.

Desde o início das operações, o projecto já realizou 75 carregamentos de GNL e 11 carregamentos de condensado, alcançando um importante marco em Agosto de 2024, quando a produção diária atingiu um recorde de 25 mil metros cúbicos de GNL. Esses resultados destacam o sucesso da iniciativa e o potencial de Moçambique no sector de gás natural.

Noticias Relacionadas

Moçambique apela à TotalEnergies para levantar a cláusula de “Força Maior” sobre o projecto de GNL

O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu este domingo,...

Relatório coloca Moçambique entre os países Africanos com maior custo de Gasóleo

Moçambique figura entre os dez países africanos com os...

Instituto Nacional de Petróleo cancela concurso para aquisição de dados sísmicos

O Instituto Nacional de Petróleo (INP), instituição tutelada pelo...