A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) garante que o Presidente da sua Comissão de Gestão, o australiano Dane Kondić, continua a liderar o processo de reestruturação da companhia, tal como anunciado pelo IGEPE (Instituto de Gestão das Participações do Estado), em maio último. A garantia foi dada na noite de ontem, em comunicado de imprensa, após o recente anúncio da contratação de Kondić para liderar o Conselho de Administração da Air Botswana.

Segundo o Conselho de Administração da LAM (composto pelos Presidentes dos Conselhos de Administração dos CFM, HCB e EMOSE), o cargo a ser ocupado pelo ex-CEO e Presidente do Grupo EuroAtlantic Airways e I-Jet Aviation na Air Botswana não é executivo, sendo de “natureza consultiva, exercido em regime de tempo parcial”.
No entanto, apesar desta situação, o Conselho de Administração da LAM entende que Kondić “deverá exercer as suas funções na LAM em regime de exclusividade”, uma proposta que, de acordo com a nota, “foi acolhida com disponibilidade pelo próprio”.
“Encontram-se, neste momento, em curso conversações com o referido gestor para viabilizar a implementação desta decisão, considerada essencial para a continuidade do exercício das suas funções à frente da Comissão de Gestão”, afirma a LAM, defendendo que “a função de Presidente da Comissão de Gestão da LAM exige dedicação exclusiva e um compromisso integral com os objectivos estratégicos da companhia”.
Lembre-se que Dane Kondić chegou à LAM em meados de Maio último, para liderar a nova Comissão de Gestão da companhia, após a demissão do anterior Conselho de Administração, que era liderado por Gildo Marcelino.
Na altura, a LAM explicou que a nomeação de Kondić, um australiano de origem sérvia (tem dupla nacionalidade), constituía “uma decisão estratégica” dos novos accionistas (EMOSE, CFM e HCB), “sustentada na necessidade de, em virtude da situação actual da empresa, e depois de sucessivas tentativas de resgate falhadas, trazer para esta fase de transição, um gestor com uma vasta experiência internacional na gestão e reestruturação de companhias aéreas, assente nos mais elevados padrões internacionais da indústria de aviação”. Até ao momento, não são conhecidos os resultados do trabalho realizado por Kondić.