A associção reagia ao anúnicio do ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, que dava conta de uma possível queda do preço de combustíveis, em Moçambique, para Outubro e Novembro, porém as gasolineiras disseram ao “O País” não haver condições para a queda do preços este ano.

Por isso, as gasolineiras decidiram travar toda a euforia que se possa ter criado em consequência do optimismo apresentado pelo ministro da Economia e Finanças.

Ademais, a Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas (AMEPETROL) entende que, em vez de se pensar em reduzir, o preço devia ser incrementado para alcançar os reais e actuais preços.

Segundo Ricardo Cumbe, secretário-geral da AMEPETROL, na verdade, “neste momento, para o gasóleo e para a gasolina, estamos a falar de acima de 100 Meticais”, o preço que devia ser praticado. Concretamente, Cumbe fala de 115 Meticais por litro de gasolina, “mas o Governo continua a fazer o exercício das compensações”. Sobre as compensações, vamos falar mais adiante, ainda neste texto.

Para já, importa recordar os motivos que levaram o ministro a dizer que havia espaço para a redução dos preços dos combustíveis. “A situação dos preços dos combustíveis líquidos, a nível internacional, estabilizou-se e está com uma tendência decrescente; já atingiu um pico de 120 dólares por barril, mas, neste momento, tem estado a ser negociado à volta de 95 dólares”.

Relacionado  Banco Mundial retoma apoio ao Orçamento do Estado moçambicano

As gasolineiras não ignoram o facto e dizem que pode “haver uma queda a nível da fonte, mas é preciso explicar que não se trata de uma queda que se possa manifestar automaticamente no preço de venda ao público aqui no país; por várias, entre elas a fórmula usada para a fixação dos preços, que é uma média ponderada”.

Para todos os efeitos, o preço do barril, a nível internacional, está em queda desde o início deste segundo semestre, e há estudos, embora não unânimes, que indicam que, até ao fim do ano, o preço vai estar abaixo dos 70 dólares por barril, depois de ter atingido, este ano, um máximo de 120 dólares.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui