Tuesday, September 16, 2025
spot_img

Ancuabe poderá ter novo Parque Industrial em Setembro

Boane diz que até 2030 serão inaugurados vários parques industriais, para reduzir as importações no país.

“Se olharnos a nossa volta, tudo quanto consumimos  é produzido em algum sítio, fora de Moçambique. A nossa aposta é garantir que Moçambique possa trilhar os caminhos necessários para que alcance a industrialização”, afirmou Boane.

O gestor considera a MozParks como um veículo que poderá conduzir o país a concretizar o objectivo de industrializar e garantir que as matérias-primas sejam transformadas internamente.

Além do Parque Industrial de Beluluane, o parque-modelo, localizado na Matola-rio, província de Maputo, a MozParks já desenvolveu o Parque Industrial de Topuito, na província de Nampula, que funciona como âncora da Mineradora Kenmare, que explora as areias pesadas de Moma.

O Parque Industrial de Beluluane (BIP) da MozParks tem uma área de 700 hecatres terrenos industriais prontos para aluguer. Está dividido em Zonas Livres e Zonas Não Livres.

A infraestrutura fica a apenas dois quilómetros da principal estrada do país, a EN4, a apenas 20 quilómetros do Porto de Maputo e a seis quilómetros do porto da Matola. O PBI fica apenas a uma hora de carro das fronteiras da África do Sul e de Eswatini.

O BIP alberga mais de 50 empresas de 17 países, incluindo a Mozal (a âncora), Midal Cables, Godrej, Capital Star Steel, Sunshine Nuts, Royal Foods, Duys, Imperial Logistics, Bosh, Raxio Data Center, Matola Gas Company, Hytec, Dendustri, entre outras.

Onório Boane falava num seminário subordinado ao tema “Dubai Como Parceiro de Negócios”, que teve lugar, na terça-feira, no ãmbito da Quinquagésima Oitava edição da Feira Internacional Agropecuária, Comercial e Industrial de Maputo (FACIM).

Noticias Relacionadas

Playground é eleita Melhor Agência de Comunicação nos COMARP Awards 2025

A Playground Mozambique acaba de ser distinguida como Melhor...

M-Pesa debate uso de soluções financeiras digitais na Transição Geracional e promoção de Auto-emprego

A Vodafone M-Pesa Moçambique realizou, em Maputo a 3ª...

Conferências Índico debatem dados como “commodities” na era da transformação digital

O papel dos dados na transformação digital esteve em...

Mozal premiada como o Maior Exportador para a UE durante a abertura de Facim 2025

A Empresa de fundição de alumínio, Mozal, foi, na...