Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

Aprovada proposta-lei de prevenção e combate ao branqueamento de capitais

A informação consta de uma nota da 25.ª sessão do Conselho de Ministros, que também apreciou a Lei que estabelece o regime jurídico e as medidas de prevenção e combate em relação à utilização do sistema financeiro e das entidades não financeiras.

Essa utilização refere-se a efeitos de branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa, de modo a conformar com os instrumentos jurídicos internacionais, admitidos na ordem jurídica interna.

O Conselho de Ministros aprovou, ainda, a Lei que estabelece o regime jurídico de Prevenção, Repressão e Combate ao Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição em Massa e revoga a Lei n.º 13/2022 de 8 de Julho.

Ao ser aprovada e debatida em sede da Assembleia da República (AR), a proposta-lei em alusão poderá muito significar para Moçambique que se encontra, neste momento, na Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).

O país caiu na Lista Cinzenta em Outubro do ano passado, depois que o GAFI constatou deficiências no sistema de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.

Assim, Moçambique corre o risco de ser banido do sistema financeiro internacional, situação que pode colocar o país numa situação económica e financeira avassaladora.

Para evitar o pior, o país tem vindo a desenvolver trabalhos intersectoriais, tal é o caso da última reunião de alto nível havida em Maputo entre o Governo e parceiros internacionais, na qual o Executivo partilhou sobre o progresso dos trabalhos visando retirar o país da lista. A propósito, um outra reunião de género vai acontecer em Novembro próximo, na França.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...