Home Notícias Agricultura Aumento no preço do arroz pode gerar crise alimentar

Aumento no preço do arroz pode gerar crise alimentar

Aumento no preço do arroz pode gerar crise alimentar
Desde o último trimestre de 2023,  sinais de alerta têm surgido, indicando que uma nova crise alimentar, potencialmente mais grave que a de 2008 se aproxima. O aumento significativo no preço de produção e exportação do arroz, tem impactado directamente na vida da população, tornando-o inacessível para muitos.

Apesar da crise não estar intensa em Moçambique, em alguns países da África, concretamente na Nigéria, o impacto da subida já se faz sentir em todo o país, a título de exemplo, o preço de um quilo de arroz importado aumentou em 46,34% em Agosto de 2023, em comparação com o ano anterior, de acordo com a Agência Nacional de Estatística.

O impacto da crise é sentido não só pela população nigeriana, mas também por outros países que dependem das exportações de arroz da Índia, o maior exportador mundial. Restrições impostas pelo governo indiano desde 2022 têm causado preocupações em todo o mundo. A Índia deixou de exportar “arroz branqueado”, um produto barato e nutritivo comprado principalmente por países mais pobres, como Bangladesh e Benim. A proibição continua em vigor em 2024, com a imposição de tarifas e restrições adicionais.

O pânico entre os consumidores e as medidas tomadas por outros grandes países produtores destacam a gravidade da situação. A Índia espera atingir uma meta de 128 milhões de toneladas métricas de arroz até Setembro de 2024, mas fenómenos climáticos como o El Niño representam desafios adicionais para a produção.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version