Home Notícias Logística e Transportes BAD financia estudo de viabilidade para projecto integrado de Techobanine com $4...

BAD financia estudo de viabilidade para projecto integrado de Techobanine com $4 milhões

Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai desembolsar 4 milhões de dólares (252,8 milhões de meticais), a título de donativo, para financiar o estudo de viabilidade do Projecto Integrado de Techobanine, orçado em mais de 800 milhões de dólares (50,9 mil milhões de meticais). Trata-se de uma infra-estrutura que envolve também o Zimbabué e o Botsuana e que consiste na construção de um porto de águas profundas na localidade de Techobanine, província de Maputo, sul de Moçambique.

De acordo com o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, o estudo vai servir para credibilizar a implementação do empreendimento e será desenvolvido, graças ao financiamento, de forma independente, integrada e actualizada.

“O objectivo do estudo é garantir que todos os passos exigidos em projectos desta magnitude sejam rigorosamente seguidos, com a participação de actores nacionais e internacionais. Pretendemos, no final, conhecer os caminhos que devem ser seguidos de modo que não prejudiquem a vida humana e a biodiversidade”, explicou.

O governante avançou que os países do hinterland estão com muita necessidade de fazer o transporte de mercadorias para o mundo através de Moçambique, havendo, por isso, muita pressão para a materialização do projecto, que será benéfico para toda a região da África Austral.

Informações avançadas pelo jornal notícias indicam que, no âmbito do Projecto Integrado de Techobanine, está prevista a construção de um porto de 20 metros de águas profundas numa área de 13 mil hectares e uma linha férrea de 1200 quilómetros ligando Moçambique, Botsuana e Zimbabué.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version