Saturday, June 6, 2026
spot_img

Banco Central vê digitalização como “acelerador” da inclusão financeira

Zandamela que falava na abertura da 14.ª edição das Jornadas Científicas do Banco Central, entende que a temática da digitalização demonstra a relevância da inovação tecnológica enquanto catalisadora do processo de inclusão financeira.

O governador, afirmou, porém, que a inovação tecnológica traz consigo desafios que colocam o banco central e o sistema financeiro num dilema, que se pode controlar, equilibrando os riscos e benefícios que ela proporciona, num contexto marcado pelo crescimento exponencial e sofisticação de crimes.

O dirigente disse, igulamente, “que uma resposta robusta aos riscos e incertezas passa por um engajamento colectivo, assente na colaboração mútua, partilha de conhecimentos, de experiências e capacitação permanente do capital humano, dada a velocidade com que os crimes dessa natureza se proliferam e transfiguram”.

No evento científico participam representantes de instituições públicas, académicas, centros de investigação, instituições de crédito e sociedades financeiras. As jornadas estão subordinadas ao tema “Oportunidades e riscos da Digitalização da Economia para Moçambique”.

A temática está subdvidida em três subtemas seleccionados por um júri independente, após uma chamada pública formulada pelo Banco Central, nomeadamente, Impacto da Transformação Digital no Desempenho das Pequenas e Médias Empresas em Moçambique, Moeda Digital do Banco Central e suas Implicações para a Estabilidade Financeira: O caso de Moçambique e Análise das Implicações da Digitalização na Condução da Política Monetária em Moçambique e Perspectivas de Introdução de Moeda Digital Emitida pelo Banco Central.

As jornadas coincidem com a celebração do 43º aniversário da criação da moeda nacional, o Metical.

 

 

Noticias Relacionadas

As empresas crescem à velocidade das suas equipas

A Mind Solutions Lda. tem um percurso consolidado no...

Moçambicanos esperam maior rigor na gestão dos recursos naturais, indica o último inquérito do Afrobarometer

A maioria dos Moçambicanos está insatisfeita com a forma...

MTN BUSHFIRE: O Maior Festival Multicultural de África Regressa de 29 a 31 de Maio em Eswatini

O MTN Bushfire regressa ao icónico House on Fire,...

TRAC quer continuar a gerir EN4 além de 2028

A Trans African Concession (TRAC), concessionária sul-africana da Estrada Nacional...