Tuesday, December 2, 2025
spot_img

Banco de Desenvolvimento Alemão investe 21 milhões de dólares em energias renováveis no país

O Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) pretende investir até 21 milhões de dólares para apoiar a construção de centrais solares fotovoltaicas e hidroeléctricas em Moçambique. O investimento faz parte do programa Global Electricity Transition Feed-in-Tariff (GET FiT), que visa melhorar a electrificação do País até 2030.

De acordo com o site Energy Capital & Power, esta segunda fase do programa de implantação de centrais solares proporcionará incentivos aos produtores independentes de energia para participarem na expansão das renováveis.

“A energia hidroeléctrica tem um enorme potencial em Moçambique para gerar energia amiga do clima e, se for fornecida de forma fiável, contribuirá para o desenvolvimento económico do País”, afirmou o gestor de Portfólio do Banco, Marco Freitag.

Segundo o responsável, “espera-se que o investimento de 21 milhões de dólares permita a entrada de mais empresas no mercado energético moçambicano.

Além disso, apoiará a ligação de centrais hidroeléctricas à rede nacional, com foco específico nas zonas norte e centro de Moçambique, onde aproximadamente 80% da população vive em pobreza energética”.

“O programa também desenvolverá contratos padronizados e processos de aprovação para investidores privados, agilizando os procedimentos de entrada em Moçambique, reduzindo ao mesmo tempo os custos e permitindo tarifas de electricidade favoráveis”, explicou.

Marco Freitag recordou que a primeira fase do GET FiT contou com a mobilização de 26,3 milhões de dólares, e que estão já a ser executados projectos solares privados.

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...