Home Notícias Banca Banco de Moçambique será confirmado como gestor operacional do fundo soberano

Banco de Moçambique será confirmado como gestor operacional do fundo soberano

Banco de Moçambique será confirmado como gestor operacional do fundo soberano

O Banco de Moçambique (BdM) está prestes a ser confirmado como gestor operacional do Fundo Soberano (FS), conforme acordo a ser assinado com o Governo até o final de Fevereiro. O Ministério da Economia e Finanças (MEF) está finalizando uma proposta, que será submetida ao Conselho de Ministros.

Enilde Sarmento, directora Nacional de Políticas Económicas e Desenvolvimento do MEF, explicou que, apesar da aprovação da lei que cria o FS pelo Parlamento, é necessário um contrato de gestão para detalhar o papel do banco central.

“Este instrumento indicará os métodos de prestação de contas, os processos de investimento, os prazos a cumprir e a contratação de gestores internos”, detalhou.

Todos os documentos necessários para o funcionamento do Fundo Soberano estão sendo preparados, incluindo a criação de um Conselho Consultivo. “Até o final de Fevereiro, teremos todos os instrumentos submetidos e aprovados pelo Executivo”, concluiu Sarmento.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, promulgou a lei que cria o FS em 8 de Janeiro, aprovada pelo Parlamento em 15 de Dezembro de 2023. A proposta de criação recebeu 165 votos favoráveis da Frelimo, enquanto 39 deputados da Renamo e do MDM votaram contra.

O Fundo será constituído por receitas provenientes da produção de gás natural liquefeito das áreas 1 e 4, ‘offshore’ da bacia do Rovuma, de futuros projectos de desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural, bem como do “retorno dos investimentos das receitas” do mesmo.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version