O presidente do Banco Mundial (BM), Ajay Banga, elogiou o papel de Moçambique como referência no mercado de electricidade da África Austral. Durante um encontro em Washington, nos Estados Unidos, com o Presidente da República, Filipe Nyusi, Banga prometeu novas parcerias para impulsionar o sector energético do país.
Em suas declarações à imprensa, Banga destacou os avanços de Moçambique no acesso à eletricidade, além de sua crescente importância como base para o mercado de energia regional, considerando isso um passo significativo para o desenvolvimento do país.
O presidente do BM enfatizou que tanto o governo quanto o sector privado têm muitas oportunidades de colaboração para maximizar os benefícios para todos.
“Tivemos uma discussão produtiva sobre o progresso económico que Moçambique busca alcançar, incluindo melhorias no crescimento económico e controle da inflação. Mas mais importante ainda, discutimos as oportunidades para os jovens e seu futuro”, destacou Banga.
Ele ressaltou que os sectores do turismo e infra-estrutura têm potencial para gerar mais empregos para os jovens, desde que haja alinhamento e cooperação.
Em 2023, o BM aprovou um crédito de 300 milhões de dólares para o projecto “Mais Oportunidades”, que visa melhorar o acesso a finanças e oportunidades económicas em Moçambique, financiado pela Associação Internacional de Desenvolvimento do BM. O projecto tem como meta a criação de mais de 26 mil novos empregos até 2029.
Filipe Nyusi está em Washington para participar de uma conferência internacional sobre a floresta do Miombo, organizada pela International Conservation Caucus Foundation (ICCF) e pela Wildlife Conservation Society (WCS), em parceria com o governo moçambicano.