O Banco Mundial (BM) reiterou o seu compromisso em apoiar o desenvolvimento sustentável em Moçambique, através do financiamento de projectos prioritários nos sectores de infra-estruturas, água e saneamento. A directora do BM para Moçambique, Idah Pswarayi-Riddihough, enfatizou durante um encontro com o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, a importância de garantir o sucesso desses projectos, reconhecendo o seu potencial para gerar um impacto significativo nas comunidades locais.
Durante a reunião, foram destacados os progressos nos processos de contratação das obras de reabilitação da Estrada Nacional Número 1, com ênfase na revisão para assegurar o cumprimento dos prazos. No sector de águas, foram discutidos vários projectos, incluindo a reabilitação e ampliação dos sistemas de abastecimento de água em várias regiões, bem como a construção de estações de tratamento de lamas fecais e blocos sanitários em províncias como Zambézia e Nampula.
Além disso, foram abordados projectos de saneamento urbano, como as obras da estação de tratamento de águas residuais de Infulene, do aterro sanitário da Katembe e das redes de esgotos de Maputo e Quelimane. Também foi discutido o programa regional de resiliência climática na África Oriental e Austral, que inclui estudos para a reabilitação de barragens e projectos executivos de diques em várias bacias hidrográficas.
O BM reafirmou assim o seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique, através do financiamento e apoio a projectos que visam melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar o crescimento económico do país.