Segunda-feira, Maio 6, 2024
spot_img

PGR investiga esquemas de desvio de fundos na LAM

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique está a investigar denúncias sobre um esquema de desvio de dinheiro nas Linhas Áereas de Moçambique (LAM) através de máquinas de terminais de pagamento automático (POS) não pertencentes à companhia. A procuradora-geral da República, Beatriz Buchili, afirmou que dois processos estão em curso no Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), um investigando irregularidades na gestão da empresa e outro investigando a instalação dos POS nas lojas de venda da LAM e a titularidade dos mesmos. Ambos os processos envolvem alguns gestores da empresa e estão em fase de instrução.

Em Fevereiro, a consultora Fly Modern Ark, contratada pelo Governo para recuperar a LAM, denunciou o esquema de desvio de dinheiro em lojas de venda de bilhetes, onde as máquinas dos POS não eram reconhecidas pelos chefes dos estabelecimentos. Um processo de fiscalização identificou discrepâncias entre o número de bilhetes vendidos e o valor efectivamente recebido, chegando a um défice de 3,2 milhões de dólares apenas no mês de Dezembro.

Além disso, foram verificados casos suspeitos na recolha de dinheiro vivo nas lojas e no abastecimento de combustível às aeronaves, incluindo uma aeronave sendo abastecida com 95 toneladas em vez das 80 toneladas máximas. Também foi descoberta uma conta no Maláui com 1,2 milhões de dólares, sem acesso conhecido pela companhia, e casos de funcionários usando fundos da empresa para comprar casas próprias.

A LAM está num processo de revitalização, com a empresa sul-africana Fly Modern Ark (FMA) na sua gestão desde Abril do ano passado, seguindo-se a anos de problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimentos.

Entrevistas Relacionadas

Parceria entre LAM e TAAG amplia voos entre Moçambique e Angola

A parceria entre as instituições de aviação moçambicana e...

Nacala Logistics reforça a capacidade logística de transporte de carvão

Nacala Logistics reforça a capacidade logística de transporte de...

Parque Nacional Kruger opõe-se a ligação fronteiriça com Moçambique

A direcção do Parque Nacional Kruger, a maior reserva...

Parceria Histórica: Yango e ATAXCIMA unem forças para revolucionar a indústria de táxis em Moçambique

A Associação de Taxistas da Cidade de Maputo (ATAXCIMA)...