Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Parceria Histórica: Yango e ATAXCIMA unem forças para revolucionar a indústria de táxis em Moçambique

A Associação de Taxistas da Cidade de Maputo (ATAXCIMA) e a Yango, empresa internacional de tecnologia e um dos principais serviços de mobilidade urbana por aplicativo em África, que conecta os prestadores de serviços de transporte com os passageiros, assinaram a (12.03), na capital moçambicana, um Memorando de Entendimento com vista ao desenvolvimento do sector. A Tecnologia, formação e educação para a segurança são os principais eixos da cooperação instituída entre a ATAXCIMA e a Yango.

A criação de sinergias entre a ATAXCIMA e a Yango, formalizada no Memorando de Entendimento, é um passo importante para o desenvolvimento da mobilidade na cidade de Maputo. O documento, assinado hoje, inclui uma série de compromissos de ambas partes com vista ao reforço dos serviços digitais no sector que destacam a capacitação de motoristas, bem como a educação dos passageiros e motoristas em matéria de segurança.

Nesta senda, a Yango, com experiência no sector de mobilidade em mais de 20 países, vai apoiar a ATAXCIMA a criar um código de conduta para a indústria de táxi, instrumento este que a multinacional em Moçambique incluirá na formação dos parceiros. A colaboração com a associação, também, abrange a concepção de projectos importantes para a melhoria do sector dos táxis.

A Yango, acordou ainda, ser um impulsionador das empresas de transporte parceiras a afiliarem-se a ATAXCIMA, e a desenvolver campanhas de sensibilização relacionadas com a segurança no trânsito e no transporte.

O Memorando de Entendimento, sugere que a ATAXCIMA colabore com a Yango em campanhas de consciencialização sobre os serviços digitais de transporte privado, focando-se nos seus benefícios e valor acrescentado.

No âmbito da sua missão, a ATAXCIMA continuará a trabalhar para garantir condições de transporte rodoviários de/para a cidade de Maputo, aos seus associados e parceiros, que representa junto das entidades governamentais, e a melhorar as condições de transporte de passageiros. Apoiará também os motoristas interessados em ingressar na actividade de táxi, para obter as licenças e cartas de condução necessárias para os serviços públicos.

No acto da assinatura do Memorando de Entendimento, o presidente da ATAXCIMA, Bernardo Venâncio Machangane referiu que, “para a associação, é importante estabelecer alianças com todos os intervenientes do sector de mobilidade na nossa capital, para que possamos encarar juntos os desafios deste sector vital, para o crescimento social e económico da cidade e do país”. Para Machangane, “a experiência internacional da Yango, como empresa de serviços digitais, pode contribuir para o desenvolvimento acelerado dos nossos associados e parceiros, com vista a tão necessária modernização dos serviços”.

No mesmo diapasão, Zameer Adam, Director da Yango em Moçambique, saudou o dinamismo da ATAXCIMA no desenvolvimento, não só do sector de mobilidade, como das condições de trabalho e segurança dos motoristas e passageiros.

“Desde que iniciámos actividades em Moçambique, em Novembro de 2022, alinhamo-nos com esses mesmos objectivos, que consideramos prioritários e que são fundamentais para que o sector de mobilidade cresça de forma correcta, sem desvios, e com solidez”, referiu Zameer.

“Ao formalizar este memorando com a ATAXCIMA”, continuou Adam, “a Yango demonstra uma vez mais o compromisso com a cidade de Maputo, com os moçambicanos e com todos os que, todos os dias, com esforço e dedicação, movem a nossa cidade capital, atrás de um volante. Muitas das iniciativas em que vamos participar, como o apoio à formação dos motoristas e à criação de um código de conduta, ou ainda as campanhas de sensibilização em matéria de segurança, unem-nos a todos como sector, por um bem comum que beneficiará tanto as empresas de táxi, como os motoristas, passageiros e, claro, o país”.

Num outro desenvolvimento, Zameer Adam, garantiu que situações como as propaladas nos últimos dias, sobre ser inseguro viajar pelo Taxi que usa o Aplicativo Yango, não são mais um problema, uma das razões tocadas no recente memorando assinado.

Sobre a Yango

A Yango é uma empresa de tecnologia que transforma tecnologias globais em serviços diários, com impacto no desenvolvimento local. Com um compromisso inabalável com a inovação, a Yango inova e melhora as tecnologias de ponta líderes a nível mundial, convertendo-as em serviços diários perfeitamente integrados nas diversas regiões onde opera.

Entrevistas Relacionadas

PGR investiga esquemas de desvio de fundos na LAM

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique está a...

Parceria entre LAM e TAAG amplia voos entre Moçambique e Angola

A parceria entre as instituições de aviação moçambicana e...

Nacala Logistics reforça a capacidade logística de transporte de carvão

Nacala Logistics reforça a capacidade logística de transporte de...

Parque Nacional Kruger opõe-se a ligação fronteiriça com Moçambique

A direcção do Parque Nacional Kruger, a maior reserva...