Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

A ROMPCO mostra a sua contribuição para a integração regional na MMEC 2024

A Republic of Mozambique Pipeline Investments Company (ROMPCO) apresentou a sua contribuição para a promoção do desenvolvimento económico regional através do transporte de gás natural na 10ª edição da Conferência de Minas e Energia de Moçambique 2024 (MMEC), que decorreu de 2 a 3 de maio, na Conferência Internacional Joaquim Chissano, em Maputo.

“A nossa participação neste importante evento permitir-nos-á interagir com os líderes da indústria para explorar oportunidades de colaboração”, comenta Motlokwe Sebake, Director-Geral para os Assuntos Comerciais e de Clientes.

O evento de recursos naturais mais antigo de Moçambique, MMEC 2024 teve lugar sob o tema “Parcerias para a Prosperidade: Desbloquear os recursos de Moçambique para promover o crescimento económico nacional e regional”.

A ROMPCO partilhou a sua experiência no transporte de gás natural, destacando os avanços tecnológicos na infra-estrutura de gasodutos, práticas sustentáveis na distribuição e gestão de gás e esforços de colaboração para apoiar a industrialização local e o crescimento económico.

Sebake diz que a MMEC 2024 é uma oportunidade ideal para reforçar as parcerias e estreitar alianças estratégicas com entidades governamentais, actores da indústria e potenciais investidores para apoiar o crescimento sustentável dos sectores de recursos e energia de Moçambique.

“Demonstramos a nossa liderança através da participação em painéis de discussão e sessões de partilha de conhecimentos, organizaremos eventos de networking para promover ligações e diálogo com os nossos pares da indústria e destacaremos as nossas histórias de sucesso e estudos de caso que contribuíram para o desenvolvimento do sector”, afirma Sebake.

O foco da ROMPCO abrange toda a cadeia de valor dos sectores da mineração, petróleo e gás e energia. “No entanto, estamos particularmente interessados em colaborar com as partes interessadas envolvidas na exploração, produção, distribuição e utilização de gás natural, bem como com os que impulsionam o desenvolvimento de infra-estruturas e iniciativas de sustentabilidade nestes sectores”, conclui Sebake.

Sobre a ROMPCO

A Republic of Mozambique Pipeline Investments Company (ROMPCO) é uma joint venture entre o governo da África do Sul (representado pela South African Gas Development Company (iGas)), o governo de Moçambique (representado pela Companhia Moçambicana de Gasoduto (CMG)) e a Sasol. A ROMPCO foi criada para transportar gás natural dos campos de gás de Pande e Temane, em Moçambique, para os mercados de Moçambique e da África do Sul, para benefício económico da região.

A missão da ROMPCO é maximizar o valor para as partes interessadas através da expansão da sua pegada de uma forma que promova operações fiáveis, seguras e ambientalmente responsáveis. A ROMPCO pretende contribuir para uma economia energética equilibrada, infra-estruturas de gás e desenvolvimento de capacidades, sendo ao mesmo tempo um cidadão empresarial responsável.

Entrevistas Relacionadas

Projecto Linkar traça o roteiro para promover oportunidades de negócios em 2024

A busca por oportunidades de negócios para as Pequenas...

ENH: Receitas do Gás de Pande e Temane continuam a crescer

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) divulgou que as...

ExxonMobil retoma o projecto de GNL na Bacia do Rovuma

A ExxonMobil está a avançar com concursos públicos para...

Standard & Poor’s prevê ganhos para Moçambique com Projectos de gás a partir de 2028

A agência de notação financeira Standard & Poor’s afirmou...