Sábado, Abril 19, 2025
spot_img

Barragem de Cahora Bassa registou a maior produção eléctrica dos últimos cinco anos

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), em Moçambique, alcançou em 2022 a maior produção eléctrica dos últimos cinco anos, crescendo 5,1% em relação a 2021, totalizando 15.753 GigaWatt-hora (GWh), conforme revelado no relatório e contas da empresa.

Segundo o documento disponibilizado aos investidores e obtido pela Lusa nesta Terça-feira, 28 de Novembro, o pico de produção da hidroeléctrica em 2022 compara-se ao registado em 2015, quando atingiu 16.978 GWh, marcando um significativo marco de eficiência operacional.

No mesmo período, a HCB gerou receitas superiores a 27 mil milhões de meticais, contribuindo significativamente para a economia moçambicana. Desse montante, cerca de 2,7 mil milhões de meticais foram destinados ao Estado em forma de ‘fees’ de concessão, aproximadamente 5,1 mil milhões de meticais em impostos, e mais de 3,7 mil milhões de meticais em dividendos foram distribuídos aos accionistas da série A e B, valores superiores à percentagem recomendada pelos estatutos da empresa.

A HCB encerrou o ano de 2022 com 780 trabalhadores e um lucro de 9,2 mil milhões de meticais, representando um aumento de 9,3% em relação a 2021.

O presidente do conselho de administração da HCB, Boavida Muhambe, destaca o papel preponderante da barragem como dinamizador da matriz energética nacional e regional, contribuindo para o desenvolvimento de Moçambique.

Noticias Relacionadas

Maputo acolhe RENMOZ 2025 e reforça papel na transição energética

A cidade de Maputo será palco da maior conferência...

Banco Mundial reforça apoio ao sector da energia e anuncia novos compromissos em reunião com o Ministro

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estêvão Pale,...

Governo acelera electrificação e alcança 60% de cobertura nacional

A Electricidade de Moçambique (EDM) investiu cerca de 3,1...