Segunda-feira, Março 17, 2025
spot_img

BdM: BNI e Ecobank lideram lista de instituições com crédito malparado

O Banco de Moçambique (BdM) revelou que mais de 40 por cento do crédito concedido pelo Banco Nacional de Investimento (BNI) e pelo Ecobank estava em incumprimento no final de Setembro do ano passado, sublinhando que a maioria das instituições bancárias nacionais apresentava rácios acima dos 5 por cento recomendados no mesmo período.

No relatório sobre Indicadores Prudenciais e Económico-Financeiros, o banco central explicou que o BNI (que integra a lista de instituições com menos de mil clientes) fechou o terceiro trimestre com um rácio de crédito malparado (NPL) de 41,09 por cento, sendo que no primeiro trimestre este já se situava nos 52,4 por cento.

O Ecobank registou um rácio de 43,78 por cento, seguido do Moza Banco, com 23,69 por cento, e do Access Bank, com 17,92 por cento.

Da lista divulgada pelo banco central, baseada em dados fornecidos pelas próprias instituições financeiras, apenas o United Bank for Africa (UBA), o First National Bank (FNB), o Standard Bank e o First Capital Bank (FCB) registaram rácios de crédito malparado inferiores aos 5 por cento recomendados, com 1,74 por cento, 2,30 por cento, 3,50 por cento e 4,06 por cento, respectivamente.

Entretanto, o Millennium bim, um dos maiores bancos do país e liderado pelo BCP de Portugal, viu o seu rácio de crédito malparado atingir 5,27 por cento, enquanto o Banco Comercial e de Investimentos (BCI), liderado pela Caixa Geral de Depósitos, atingiu os 9,97 por cento.

No final de 2024, o governador do BdM, Rogério Zandamela, afirmou que o sector bancário nacional era “sólido e bem capitalizado”, mas alertou que os níveis de crédito malparado permaneciam elevados.

“O rácio de crédito malparado continua a situar-se em níveis relativamente altos”, descreveu, apontando que, em Setembro do ano passado, estava nos 9,1 por cento do total, contra 9,3 por cento no mesmo mês do ano anterior.

Noticias Relacionadas

Custo de vida aumenta 4,7% em Fevereiro

Dados recolhidos em Fevereiro último, pelo Instituto Nacional de...

NO SECTOR EXTRACTIVO: Apenas 1% das receitas beneficia comunidades

Estatística é referente ao período entre 2010 e...

Moza Banco defende financiamento personalizado para impulsionar MPMEs

O Moza Banco defende que o financiamento para Micro,...

Nedbank Moçambique regista crescimento de 38% nos lucros e consolida liderança digital

O Nedbank Moçambique encerrou o ano de 2024 com...