Home Uncategorized BM: Moçambique deve adotar medidas para enfrentar a crise causada pelas mudanças...

BM: Moçambique deve adotar medidas para enfrentar a crise causada pelas mudanças climáticas

O Banco Mundial recomendou a inclusão do risco climático no ordenamento do território, numa altura em que Moçambique precisa de 35 milhões de dólares para construir resiliência em vários sectores ameaçados pelas alterações climáticas até 2030.

A informação foi avançada por Franka Braun, especialista sénior em gestão de recursos naturais do Banco Mundial, no lançamento de um relatório sobre clima e desenvolvimento em Moçambique.

“Moçambique deve adotar medidas para enfrentar a crise causada pelas mudanças climáticas. Vamos trabalhar com os nossos parceiros para mobilizar apoios a vários países, incluindo Moçambique, para enfrentar os danos causados ​​pelas alterações climáticas”, disse Braun, citado pelo diário beirense “Diário de Moçambique”.

Citando o relatório, Braun disse que “a primeira recomendação prioriza a inclusão dos riscos das mudanças climáticas no planejamento do uso da terra. Também recomenda a criação de estruturas legais para coordenar as ações climáticas, bem como uma lei sobre mudanças climáticas para promover a responsabilidade institucional.”

Segundo o especialista, o estudo recomenda ainda a criação de condições para atrair o investimento privado centrado na importação das tecnologias limpas de que o concelho necessita.

“As recomendações indicam que o país precisa de construir infraestruturas robustas que resistam às alterações climáticas”, disse, acrescentando que as escolas e as fontes de água “devem ser resilientes”.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version