Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

BoP: Moçambique regista redução notável de 94,1% nas necessidades de financiamento externo, com excedente global de 6,4 Milhões de USD.

Dados preliminares do Relatório Balança de Pagamentos para o terceiro trimestre de 2023, indicam que a economia moçambicana registou uma notável redução de 94,1% nas necessidades líquidas de financiamento externo, com um défice combinado das contas corrente e de capital fixado em USD 18,1 milhões.

Este feito significativo resultou principalmente de uma redução de 74,6% no défice da conta corrente, atingindo 116,3 milhões de USD. Entretanto, destaca-se a diminuição do saldo negativo da balança de bens em 87,7%, impulsionada pela diminuição das importações de empresas não relacionadas com grandes projectos em cerca de 283 milhões de dólares.

A melhoria da balança corrente foi também influenciada por uma diminuição de 37,2% do saldo da balança de serviços e um aumento de 27,6% do excedente da balança de rendimentos secundários. Em termos cumulativos, o défice combinado diminuiu 82,9%, atingindo 945 milhões de dólares.

Por outro prisma, a entrada de recursos na conta financeira, registando um aumento de 242,1 milhões de USD, principalmente devido ao crescimento dos fluxos financeiros em Investimento Direto Estrangeiro, totalizando 2,2 milhões de USD.

Moçambique concluiu as transacções com um excedente global de 6,4 milhões de USD. Os activos de reserva do Banco Central aumentaram 6,3 milhões de USD, com as reservas internacionais brutas a atingirem 3.163,1 milhões de USD, cobrindo solidamente 3,1 e 3,8 meses de importações de bens e serviços, incluindo e excluindo grandes projectos.

A posição devedora líquida de Moçambique em relação ao resto do mundo melhorou 0,5%, atingindo 68.823,2 milhões de USD. Este progresso reflecte o aumento dos activos externos em 12,1%, totalizando 17.479,7 milhões de USD, enquanto o passivo externo aumentou 1,8%, totalizando 86.302,9 milhões de USD.

Estes resultados positivos sinalizam uma perspectiva optimista para o panorama económico moçambicano, destacando a resiliência e a eficiência na gestão financeira.

Entrevistas Relacionadas

Empresários defendem ajustes no PAE para impulsionar economia moçambicana

O Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) foi...

Veja as implicações dos novos acordos de dívidas ocultas para Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou nesta Quarta-feira (17)...

FMI ajusta a previsão do crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ajustou ligeiramente para cima...

BdM: Dinheiro a circular aumenta para 62,7 Mil Milhões de Meticais em Maio

O dinheiro físico a circular em Moçambique aumentou 8,5% em...