Monday, August 31, 2026
spot_img

BPCL prevê começar a importar gás natural de Moçambique em 2023

“Agora, com os esforços das forças do Governo de Moçambique, apoiadas por uma coligação regional, estão a ser feitos progressos na melhoria da situação de segurança na região, e o projecto será retomado assim que a situação de segurança for estabilizada de forma sustentável”, disse o Director-geral da BPCL, Arun Kumar Singh, aos accionistas da empresa na assembleia geral anual da empresa.

Singh disse que a empresa estava esperançosa de que o projecto deveria arrancar a partir da primeira metade de 2023. Dado que a Índia importa cerca de metade das suas necessidades de GNL para satisfazer a procura interna, a operacionalização da unidade ajudaria.

Para além da BPCL, a ONGC estatal indiana e a Indian Oil Corporation (IOC) têm também uma participação de 10% cada uma no projecto multi-biliões de dólares de desenvolvimento de gás natural ao largo da costa do Norte do país.

A TotalEnergies tem uma participação de 26,5%, juntamente com a estatal moçambicana ENH, que tem 15%, a japonesa Mitsui e Jogmec têm 10% cada uma e a tailandesa PTT tem 8,5%.

Noticias Relacionadas

Receitas do petróleo aumentam 121%, mas megaprojectos perdem peso no Orçamento do Estado

As receitas provenientes da exploração de petróleo e gás...

ExxonMobil reserva 4 mil milhões de dólares para conteúdo local no projecto Rovuma LNG

A ExxonMobil já reservou cerca de 4 mil milhões...

Rovuma LNG avança com contrato de até 250 milhões de dólares para infra-estrutura de gasodutos

O projecto Rovuma LNG, liderado pela ExxonMobil em Cabo...

Receitas do gás e crédito às empresas ganham espaço no novo ciclo económico

A evolução da dívida pública, as perspectivas de aumento...