A empresa Montepuez Ruby Mining está planeando investir cem milhões de dólares para construir a segunda central de processamento de rubis, no posto administrativo de Namanhumbir, região Sul de Cabo Delgado, em 2025, conforme anunciado pelo portal de notícias Carta de Moçambique.
Conforme o director de Relações Públicas da Montepuez Ruby Mining, Milcon Chichume, a nova infra-estrutura aumentará a capacidade de processamento de rubis de 200 toneladas por hora para 600 toneladas por hora, o que contribuirá para o aumento do emprego e das receitas para o Estado.
“Este é o maior investimento do grupo Gemfilds que se conhece no mundo. Enquanto empresa, queremos garantir que até 2025 seremos considerados como a mina que tem os recursos minerais mais responsáveis no mundo”, afirmou Milcon Chichume.
Além disso, a empresa está buscando se tornar uma das mais responsáveis do mundo, e para isso está se filiando a um sistema de verificação internacional chamado IRMA, que permite que outros actores controlem vários aspectos, como ambientais, e a relação com as comunidades e o Governo, entre outros.