Tuesday, September 16, 2025
spot_img

“Carteira de clientes do BCI ultrapassa os 2,3 milhões com conta bancária e mais de 4 milhões com conta bancária e móvel”, Diogo Bragança.

Diogo Bragança, director central de operações do Banco Comercial e de Investimentos (BCI), abordou a importância da literacia financeira e digital durante a sua intervenção na 2ª edição da Conferências Índico, subordinada ao tema “Mercado de Seguros em Moçambique: Acertar o passo dos Mega-Projectos”. Salientando que, embora o debate sobre o enquadramento legal do conteúdo local seja relevante, a atenção deve ser direccionada para questões mais fundamentais, como a promoção da literacia financeira.

Bragança destacou o papel crucial que o BCI desempenha no desenvolvimento económico e social de Moçambique, tendo uma missão importante para gerar crescimento e contribuir para as famílias e comunidades em geral. Com uma carteira de clientes que ultrapassa os 2,3 milhões com conta bancária e mais de 4 milhões com conta bancária e móvel, o BCI, como outros bancos sistémicos, assume a responsabilidade de promover a literacia financeira nas comunidades.

O director enfatizou por outro prisma, os esforços do BCI na promoção da literacia financeira, implementando canais digitais para facilitar as transações dos clientes. Explicou por conseguinte que a incorporação de ofertas digitais permite aos clientes realizar transações sem preencher formulários, utilizando dados já existentes na base de dados dos bancos.

Ainda nesta senda, a fonte defende a necessidade urgente de os bancos aproveitarem a tecnologia para promover a literacia financeira, reconhecendo que, apesar do baixo nível de interactividade com a tecnologia em algumas áreas, as comunidades são avançadas e podem se beneficiar significativamente desses avanços.

O BCI, como instituição financeira sistémica, continua comprometido em impulsionar o desenvolvimento económico e social do país, facilitando o acesso e a compreensão dos serviços financeiros pelas comunidades locais.

De realçar que o evento proporcionou uma plataforma valiosa para discutir e reflectir sobre o futuro do mercado de seguros em Moçambique, reunindo profissionais e especialistas do sector.

Noticias Relacionadas

Novas soluções digitais revolucionam o uso e acesso a serviços financeiros

Foram destaque desta edição da Conferência Fintalks a apresentação...

Moza Banco distingue 23 empresas com o Selo FaMoza

O Moza Banco distinguiu, na sua primeira edição do...

Bancos reduzem taxa de juro de referência e aliviam custos para a economia

A taxa de juro de referência para o crédito...

Banco de Desenvolvimento de Moçambique deverá estar operacional até final de 2025

O governo prevê concluir, até ao final deste ano,...