Anheuser-Busch InBev (AB InBev), o maior produtor mundial de cerveja, através da sua companhia moçambicana Cervejas de Mocambique (CDM), inaugurou no passado dia 1 de Abril, fábrica de cerveja num investimento de 180 milhões de dólares.
Localizada na cidade de Matalane, distrito de Marracuene em Moçambique, a nova fábrica tem uma capacidade de 2,4 milhões de hectolitros por ano, com potencial para expandir essa capacidade para 6,7 milhões e representa o maior investimento no sector em Moçambique.
O grupo Heineken começou a produzir cerveja em Moçambique em 2019, numa fábrica de 100 milhões de dólares, também em Marracuene, com uma capacidade de produção de 800.000 hectolitros por ano.
“Construída do zero”.
A nova instalação AB InBev foi construída de raiz. Empregou mais de dois mil moçambicanos durante a fase de construção, e emprega actualmente mais de 200 pessoas numa base permanente.
Será operada pela sua subsidiária, a cervejaria moçambicana Cervejas de Mocambique (CDM).
Tomáz Salomão, Presidente da CDM, chamou-lhe “a maior e (mais) moderna fábrica do país e de África”, acrescentando que visava abastecer mercados em toda a região.
A nova fábrica produzirá 80.000 garrafas por hora, disse Salomão. Anunciou também que a filial AB InBev doaria 1 milhão de dólares para o país comprar vacinas COVID-19.
A AB InBev pagou cerca de 100 mil milhões de dólares em 2016 para adquirir o grupo rival SABMiller. Produz agora duas das marcas de cerveja mais populares em Moçambique – 2M e Laurentina.
Fonte: Reuters
Sobre a CDM
Cervejas de Moçambique (CDM), é líder no mercado de bebidas alcoólicas em Moçambique, subsidiária da AB InBev (líder mundial no negócio de cervejas e refrigerantes), uma empresa construída sobre um legado de tradição cervejeira com mais de 100 anos.
A empresa produz e distribui marcas locais e internacionais que sejam as preferidas pelos consumidores.
Está no negócio de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, trazendo momentos de lazer e sociabilidade para milhões de pessoas em todo o mundo que apreciam as suas bebidas e trabalhando para melhorar o modo de vida das comunidades onde opera.
A CDM conta actualmente com 3 fábricas de produção, em Maputo, Beira e Nampula, empregando mais de 1000 colaboradores, mais de 20 marcas. Como subsidiária da AB InBev, as suas fronteiras estendem-se por mais de 100 mercados.
A CERVEJAS DE MOÇAMBIQUE, S.A.R.L. é uma Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada, constituída no Cartório Notarial Privativo do Ministério do Plano e Finanças por escritura de 31 deJulho de 1995, tendo a escritura de constituição sido publicada no Boletim da República nº46 III Série de 15 de Novembro de 1995, e está registada na Conservatória do Registo Comercial de Maputo sob o nº8662, tendo sede em Maputo.
CERVEJAS DE MOÇAMBIQUE tem por objecto social a produção e subsequente comercialização de cervejas, bem como a importação e exportação de produtos relacionados como mesmo objecto, podendo mediante deliberação do conselho de administração, exercer quaisquer outras actividades não proibidas por lei.
Conselho de Administração
Tomaz Salomão – Presidente do Conselho de Administração
Alessandro Garrido – Administrador em substituição de Pedro Cruz
Andrew Murray – Administrador
Hugo Gomes – Administrador
Fabiana Pereira – Administradora
Conselho Fiscal
o MAZARS (Mozambique)
Endereço Físico:
Rua Jardim, n° 1329 – Maputo – Moçambique
P.O Box 3555
Contactos:
Telefone: + 258 21 352300
Fax: + 258 21 475710
Fonte: BVM e CDM