Home Notícias Energia Central térmica de Temane aumentará exportação de energia eléctrica para países vizinhos

Central térmica de Temane aumentará exportação de energia eléctrica para países vizinhos

Central térmica de Temane aumentará exportação de energia eléctrica para países vizinhos

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, anunciou recentemente que a Central Térmica de Temane (CTT) aumentará suas exportações de electricidade para países vizinhos, incluindo Zâmbia, Zimbábue, Botsuana e África do Sul. Essa medida visa contribuir para os ganhos de Moçambique no sector de energia.

Segundo o ministro, foram assinados diversos memorandos de entendimento com esses países, o que coloca Moçambique em posição de destaque no sector de energia. “A CTT é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do país. Estamos planeando aumentar sua capacidade de exportação”, destacou Zacarias.

Com inauguração prevista para este ano, a infra-estrutura terá capacidade de produção de 450 MW, fornecendo electricidade de baixo custo e confiável para a Electricidade de Moçambique. O projecto utilizará gás natural proveniente dos campos de Pande e Temane, operados pela Sasol e pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).

Avaliada em 652,3 milhões de dólares, a CTT operará com tecnologia de ciclo combinado e beneficiará 1,5 milhão de famílias adicionais com electricidade. Essa iniciativa demonstra o compromisso de Moçambique em expandir suas capacidades energéticas e contribuir para a estabilidade e o desenvolvimento energético regional.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version