Moçambique pretende reforçar a diplomacia económica durante a Vigésima Sexta cimeira da Commonwealth a decorrer hoje (sexta-feira) e amanhã (sábado), na cidade de Kigali, no Ruanda, sob lema “Rumo a um Futuro Comum: Conectando, Inovando e Transformando”.
Para o efeito, a delegação de Moçambique que vai participar na reunião magna da Commonwealth, chefiada pelo Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, em representação do Presidente da República, integra empresários que poderão firmar parcerias com outros países membros desta organização multilateral.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, disse que do ponto de vista de potencialidades, o nosso país é rico. Apontou a agricultura, indústria extractiva, com destaque para o gás e o turismo, como sendo as áreas que podem ser de maior interesse.
Na reunião espera-se que participem cinco mil convidados, trinta e cinco dos quais chefes de Estado, que confirmaram a sua presença.
A Cimeira de Kigali vai ter lugar de 24 a 25 de Junho do ano em curso e contará com a participação de Chefes de Estado e de Governos dos 54 países membros que integram a Commonwealth.
O referido evento, tem como objectivos discutir modelos mais sustentáveis e inclusivos para um desenvolvimento comum centrado nas pessoas e no meio ambiente; criação de empregos para a juventude; construção de sistemas de saúde resilientes; assim como a construção de sociedades inclusivas, através da redução do fosso digital, no contexto da recuperação sócio-económica pós-pandemia da Covid 19.