Quinta-feira, Dezembro 19, 2024
spot_img

Cimentos de Moçambique investe 60 milhões de dólares para duplicar produção em Sofala

A Cimentos de Moçambique (CM) anunciou um investimento de 60 milhões de dólares (3,8 mil milhões de meticais) voltado para a modernização e ampliação da sua fábrica localizada no município do Dondo, na província de Sofala. Esta iniciativa, que celebra o centenário da empresa, tem como objectivo duplicar a capacidade de produção de cimento e aumentar a competitividade da unidade na região.

De acordo com o jornal Notícias, o plano inclui a instalação de um novo forno de clínquer e a implementação de um moinho vertical de cimento com capacidade de 80 toneladas por hora, além de uma nova ensacadeira capaz de processar 120 toneladas por hora. Com essas melhorias, a produção anual da fábrica no Dondo será aumentada para 1,3 milhões de toneladas, o que resultará na criação de 200 novos postos de trabalho directos, beneficiando principalmente os jovens da localidade.

Paralelamente a este investimento, a CM está finalizando a modernização da sua fábrica em Nacala. As obras, que começaram no final de 2023, também incluem a instalação de um forno de clínquer, com previsão de conclusão para Outubro deste ano.

Fernando Barreto, CEO da CM, destacou que “os investimentos em Nacala e Dondo são a prova do nosso compromisso com o desenvolvimento do país e com o fortalecimento da nossa capacidade produtiva.” Esse pacote de investimentos integra a estratégia da empresa para consolidar sua presença no mercado e atender ao crescimento da demanda interna por materiais de construção.

Noticias Relacionadas

A inflação em Moçambique poderá atingir 5,4% em 2025

A consultora Oxford Economics prevê que a inflação em...

Velhos e novos ventos na economia moçambicana

Muito recentemente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) escrevia acerca...

Estimativas de crescimento do PIB para 2024 e 2025 reduzidas

A Oxford Economics reduziu as previsões de crescimento económico...

Estímulo à Economia: Redução da Taxa MIMO terá efeitos limitados

A recente redução da Taxa de Juro de Política...