Terça-feira, Agosto 26, 2025
spot_img

Comércio passa a operar sem restrições de horário em todo país

No âmbito das medidas de recuperação económica adoptados pelo Governo, comércio passa a funcionar sem limitações do horário em todo o território nacional, informou o Ministério da Economia em comunicado de imprensa.

Esta decisão enquadra-se num plano mais vasto visando revitalizar a economia, com especial incidência no estímulo ao sector comercial e serviços.

De acordo com o comunicado do Ministério com esta medida os agentes económicos passam a dispor de autonomia para definir o horário de funcionamento dos seus estabelecimentos.

Entretanto, avança o ministério, a obrigatoriedade de se respeitarem as normas constantes do regime geral do horário de trabalho bem como outras disposições legais aplicáveis aos sectores com regimes específicos.

Segundo o documento que temos estado a citar, a flexibilização ora introduzida procura responder às dinâmicas do mercado, e não deverá servir para prejudicar os direitos dos trabalhadores.

Portanto, a aplicação efectiva da medida implica que os operadores económicos comuniquem formalmente os horários escolhidos à Direcção Nacional do Comércio Interno, indicando os períodos de actividade pretendidos, o que permitirá uma melhor organização e fiscalização do sector.

O Executivo reafirma que esta acção integra um conjunto de iniciativas destinadas a impulsionar a retoma económica no período pós-crise, promovendo maior flexibilidade e eficiência no ambiente de negócios.

Noticias Relacionadas

Governo distingue maiores exportadores e investidores em Moçambique

O governo moçambicano distinguiu uma dezena de exportadores e...

FACIM 2025 Espera mais de 3.150 expositores e estima 70.000 visitantes

A Feira Internacional de Maputo (FACIM) terá lugar entre...

Combustíveis mais baratos: Gasóleo desce 7,9% e gasolina recua 2,6%

O Governo anunciou a redução dos preços dos combustíveis,...

Lucro da CDM aumenta 196% e sustenta aumento de 150% para os Accionistas

CDM distribuirá dividendos de 8,15 meticais por acção,...