Domingo, Novembro 10, 2024
spot_img

Concessão da HCB alocada ao orçamento do Estado sobe para 70 por cento

No Decreto 41/2023, aprovado pelo Conselho de Ministros a 7 de Julho e que já entrou em vigor, o Governo defende a necessidade de “rever o regime de afectação de receitas” previsto na revogada legislação de 2009 no que diz respeito à atribuição da Taxa de Concessão da HCB.

Assim, a Taxa de Concessão mensal da HCB passou a ser alocada de uma uma forma diferente e mostra que 70 por cento vão para o Orçamento do Estado Moçambicano, 24 por cento para o Fundo de Energia (FUNAE).

Para a Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) vão 2 por cento, mesma percentagem para as agências de fomento e outros 2% para administrações regionais de água.

Nos termos da legislação de Março de 2009 anteriormente em vigor, o Governo fixou em 60 por cento o valor da Taxa de Concessão transferida para o Orçamento do Estado pela central hidroeléctrica, sendo 35 por cento para o FUNAE, 2,5% para o Gabinete do Plano de Desenvolvimento do Zambeze e 2,5% para o Conselho Nacional de Electricidade.

A HCB é maioritariamente detida pelo Estado moçambicano e foi classificada como a empresa pública moçambicana com melhor saúde financeira, a única da  Categoria 1.

Em outras palavras, a empresa tem “risco muito baixo” de não honrar os seus compromissos, de acordo com uma análise de Outubro de 2022 do Centro de Integridade  Integrity Public (CIP), uma organização não-governamental moçambicana.

 

Entrevistas Relacionadas

Para transformação económica, Salimo Abdula desafia governos africanos a investir mais em infraestruturas

O empresário moçambicano Salimo Abdula defendeu, recentemente, em Marrakech,...

Banco de Moçambique pode suspender cortes na taxa de juro devido a tensões pós-eleitorais, alerta Standard Bank

As manifestações convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane para...

Moçambique regista crescimento acentuado em Índice Global de Cibersegurança da ITU

Moçambique apresentou um avanço significativo no Índice Global de...

Fundo catalítico de inovação investirá 15 milhões de dólares em 100 PME,s em Moçambique

O Fundo Catalítico de Inovação e Demonstração (FCID) anunciou...