Friday, May 29, 2026
spot_img

Concurso de pesquisa de hidrocarbonetos poderá ser lançado até finais deste ano

Carlos Zacarias, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleo afirmou ter havido uma alteração na previsão do lançamento do 6º concurso de prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos no país.

Numa entrevista dada ao jornal “O País”, Carlos Zacarias apontou o trabalho de pré-lançamento, a subida dos preços do petróleo e, em parte a COVID-19 como factores que causaram a mudança do cronograma do concurso.

A subida do preço do petróleo causou paragem em diversos trabalhos de pesquisa nesta área, e, a COVID-19 influenciou apenas com a limitação de mobilidade das pessoas. Ainda assim, Zacarias alerta que o cenário de pandemia, não foi um dos motivos mais proeminentes. O PCA do INP adiantou que as áreas identificadas para pesquisa e prospecção de hidrocarbonetos estarão distribuídas pelas três regiões do país – Norte, Centro e Sul.

Sobre o actual estágio do processo, Zacarias informa que no momento estão a decorrer trabalhos para definição dos critérios de elegibilidade para o concurso de pesquisa e prospecção de hidrocarbonetos. E, mesmo com o atraso, espera-se que a conclusão deste processo inicie a partir do fim deste ano.

Carlos Zacarias falava à margem da cerimónia de doação de 40.000 máscaras, feita pela empresa chinesa CNPC ao Instituto Nacional do Petróleo.

Noticias Relacionadas

Projecto Rovuma LNG espera gerar receitas de até 150 Mil Milhões de dólares

O projecto Rovuma LNG, liderado pela ExxonMobil na Bacia...

Projecto Mozambique LNG atinge 42% de execução

O projecto Mozambique LNG, liderado pela TotalEnergies, atingiu 42%...

Área 4: GNL moçambicano chega a Singapura

Um novo carregamento de Gás Natural Liquefeito proveniente da...

ENH assina acordo com EDM, CFM e HCB para fornecimento de gás ao mercado doméstico

A ENH, EDM, CFM e HCB unem forças para...