Home Notícias Energia Conferência Empresarial em Maputo analisa as Energias Renováveis em Moçambique

Conferência Empresarial em Maputo analisa as Energias Renováveis em Moçambique

Conferência Empresarial em Maputo analisa as Energias Renováveis em Moçambique

No próximo dia 24 de Novembro, sexta-feira, realiza-se a 3ª Conferência Empresarial – Renováveis em Moçambique (RenMoz), a ter lugar no Hotel Montebelo Indy em Maputo. O evento, considerado como o ponto de encontro dos principais stakeholders e especialistas nacionais e internacionais do sector das energias renováveis, surge no seguimento do “Mozambique – EU Global Gateway Investment Forum” que decorrerá nos dias antes, a 22 e 23 de Novembro. 

A edição deste ano vem reforçar as duas edições anteriores, acentuando o historial da RenMoz enquanto evento de referência do sector, organizado por quem acompanha e conhece todos os detalhes sobre as energias renováveis em Moçambique.

Muitas actividades estão previstas para esta conferência, destacando-se o lançamento da 3ª edição do ‘Resumo: Renováveis em Moçambique 2023’, sucedendo-se às publicações de 2022 e de 2021, reforçando-se enquanto publicação-chave sobre o sector das energias renováveis no mercado moçambicano. 

Utilizado tanto pelo Governo como pelo sector privado, o Resumo fornece a informação mais relevante dos vários segmentos de mercado, com actualizações sobre o mercado das energias renováveis em Moçambique em termos estatísticos, de legislação, stakeholders, projectos e programas para cada segmento de mercado. Para além deste documento, a Conferência Empresarial – Renováveis em Moçambique 2023 irá apresentar os ‘Market Insights’ do GET.invest, com os mais recentes dados e oportunidades de investimento nos sectores de Produtores Independentes de Energia (PIE) e auto-consumo para serviços do Comércio e Indústria (C&I).

Ainda na conferência, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) irá apresentar a “Estratégia Governamental & Enquadramento Regulatório”, numa sessão institucional que pretende clarificar qual o futuro do sector das renováveis em Moçambique; a Electricidade de Moçambique (EDM), por sua vez, irá apresentar quais os projectos prioritários que estão em desenvolvimento no âmbito dos produtores independentes de energias renováveis e expansão da rede. Na mesma sessão, o Fundo de Energia (FUNAE) terá a oportunidade de apresentar projectos para aumentar o acesso à energia fora da rede e explicar de que forma se irá coordenar com as iniciativas privadas.

Existirão ainda sessões dedicadas ao sector privado, que darão a conhecer os recursos disponíveis para as empresas, contando com a presença dos porta-voz do MIREME e da ARENE, bem como agências implementadoras dos programas com concursos para projectos de energias renováveis, nomeadamente o GET FiT e o PROLER. Posteriormente, serão apresentadas empresas a operar em Moçambique, os seus produtos, serviços e possíveis parcerias relacionadas com o sector das energias renováveis. 

A Conferência encerrará com uma sessão dedicada ao investimento, durante a qual financiadores e investidores com interesse no mercado moçambicano de energias renováveis irão apresentar-se e esclarecer quais os tipos de projectos e/ou empresas que estão à procura, bem como quais as condições de investimento.

A RenMoz é organizada pela Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) juntamente com a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), com o apoio do GET.invest Mozambique, financiado pela União Europeia e a Alemanha e parte do programa europeu GET.invest.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version