Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

Conferência MozGreen celebra o ambiente

A 1ª Conferência Digital de Negócios Verdes – MozGreen, decorreu nos dias 2 e 3 de Junho de 2021. Foi um evento 100% online que se enquadrou nas comemorações da semana do ambiente, sendo que o dia do ambiente assinalou-se no sábado dia 5 de Junho.

Ao longo de dois dias, trinta oradores de Moçambique, Índia e Quénia, dentre eles representantes governamentais, parceiros de desenvolvimento, empreendedores e sector privado, puderam partilhar as suas experiências e aprendizados, com vista à construção de um ecossistema verde em Moçambique. 

Foram debatidos no evento, temas como: economia circular como modelo para um crescimento económico sustentável, as novas tendências na área da sustentabilidade, como construir uma empresa verde; mulheres que transformam a história da economia circular em Moçambique; construindo uma sociedade orientada para as energias renováveis econstruindo uma sociedade livre do plástico. 

A Conferência contou com participações bastante significativas, dentre elas a ilustre presença de Sua Excelência Nuala O’Brien, Embaixadora da Irlanda em Moçambique. 

Segundo Nuala O’Brien “esta conferência foi concebida para aumentar a visibilidade dos negócios verdes e dos empreendedores verdes, para trazer mais actores para esta consciência e para este ecossistema, para criar ainda mais redes de contactos entre todos e ajudar a estabelecer novas parcerias”. 

Esta é uma iniciativa promovida pela ideiaLab em parceria com a Embaixada da Irlanda em Maputo, e conta com o apoio da AIMO – Associação Industrial de Moçambique; AMER – Associação Moçambicana de Energias Renováveis; Emotion; Fundação Carlos Morgado; Gaia Consulting; e da Profile. 

 

Sobre o MozGreen 

A MozGreen tem como objetivo fortalecer as empresas e seus empreendedores, dando-lhes visibilidade e contribuindo para a construção de um ecossistema de pessoas e organizações que apoiam o empreendedorismo verde.     

 

Sobre a ideiaLab

É uma empresa Moçambicana fundada em 2010 com o propósito de inspirar empreendedores, apoiar o desenvolvimento de startups, acelerar o crescimento de Micro, Pequenas e Médias empresas, e promover o empreendedorismo e a inovação. 

 

Sobre a Embaixada da Irlanda em Moçambique

Reconhecendo o importante papel que os micro e pequenos negócios desempenham nas acções climáticas e desenvolvimento sustentável, a Embaixada da Irlanda em Moçambique está a dar suportes aos actores, engajados em desbloquear tecnologias limpas do País, para ajudar a consertar e minimizar o impacto das mudanças climáticas e degradação ambiental, através de negócios que tenham uma iniciativa de economia verde e que procurem soluções que tragam, benefícios de desenvolvimento sustentável para as comunidades enquanto ajudam a endereçar problemas relacionados com a pobreza e desigualdade. 

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

Moçambique enfrenta disputa internacional por licença mineira

Moçambique está no centro de uma batalha internacional devido...