Terça-feira, Outubro 22, 2024
spot_img

Conferência MozGreen celebra o ambiente

A 1ª Conferência Digital de Negócios Verdes – MozGreen, decorreu nos dias 2 e 3 de Junho de 2021. Foi um evento 100% online que se enquadrou nas comemorações da semana do ambiente, sendo que o dia do ambiente assinalou-se no sábado dia 5 de Junho.

Ao longo de dois dias, trinta oradores de Moçambique, Índia e Quénia, dentre eles representantes governamentais, parceiros de desenvolvimento, empreendedores e sector privado, puderam partilhar as suas experiências e aprendizados, com vista à construção de um ecossistema verde em Moçambique. 

Foram debatidos no evento, temas como: economia circular como modelo para um crescimento económico sustentável, as novas tendências na área da sustentabilidade, como construir uma empresa verde; mulheres que transformam a história da economia circular em Moçambique; construindo uma sociedade orientada para as energias renováveis econstruindo uma sociedade livre do plástico. 

A Conferência contou com participações bastante significativas, dentre elas a ilustre presença de Sua Excelência Nuala O’Brien, Embaixadora da Irlanda em Moçambique. 

Segundo Nuala O’Brien “esta conferência foi concebida para aumentar a visibilidade dos negócios verdes e dos empreendedores verdes, para trazer mais actores para esta consciência e para este ecossistema, para criar ainda mais redes de contactos entre todos e ajudar a estabelecer novas parcerias”. 

Esta é uma iniciativa promovida pela ideiaLab em parceria com a Embaixada da Irlanda em Maputo, e conta com o apoio da AIMO – Associação Industrial de Moçambique; AMER – Associação Moçambicana de Energias Renováveis; Emotion; Fundação Carlos Morgado; Gaia Consulting; e da Profile. 

 

Sobre o MozGreen 

A MozGreen tem como objetivo fortalecer as empresas e seus empreendedores, dando-lhes visibilidade e contribuindo para a construção de um ecossistema de pessoas e organizações que apoiam o empreendedorismo verde.     

 

Sobre a ideiaLab

É uma empresa Moçambicana fundada em 2010 com o propósito de inspirar empreendedores, apoiar o desenvolvimento de startups, acelerar o crescimento de Micro, Pequenas e Médias empresas, e promover o empreendedorismo e a inovação. 

 

Sobre a Embaixada da Irlanda em Moçambique

Reconhecendo o importante papel que os micro e pequenos negócios desempenham nas acções climáticas e desenvolvimento sustentável, a Embaixada da Irlanda em Moçambique está a dar suportes aos actores, engajados em desbloquear tecnologias limpas do País, para ajudar a consertar e minimizar o impacto das mudanças climáticas e degradação ambiental, através de negócios que tenham uma iniciativa de economia verde e que procurem soluções que tragam, benefícios de desenvolvimento sustentável para as comunidades enquanto ajudam a endereçar problemas relacionados com a pobreza e desigualdade. 

Entrevistas Relacionadas

MACHEL FIDUS e Fundação Vodacom Moçambique firmam acordo para promoção de digitalização nas escolas

A MACHEL FIDUS, representada por Malenga Machel, e a...

DStv anuncia direitos de transmissão das competições interclubes da CAF

A DStv adquiriu os direitos de transmissão de quatro...

Moçambique perde até 2 milhões de dólares anualmente por falta de Organismo Nacional de Acreditação

Moçambique está a perder entre um a dois milhões...

A sustentabilidade como vantagem competitiva: O papel das práticas de ESG e Marketing nas PMEs

Moçambique tem apresentando uma promissora trajetória econômica e métricas...