Home Uncategorized Conheça os impactos da diversidade e inclusão no mercado de emprego

Conheça os impactos da diversidade e inclusão no mercado de emprego

A Tempus juntou, recentemente, um total de 50 líderes da área de Recursos Humanos para um seminário com a agenda Diversidade e Inclusão: Tendências e Oportunidade de Carreira.

A empresa justifica a agenda do debate daquele encontro como um tema que deve constituir uma das maiores preocupações dos recursos humanos dada a importância na diversidade e inclusão no ambiente laboral.

Inclusão de pessoas  com deficiência e/ou necessidades no mercado de trabalho

A Tempus entende que há questões novas e urgentes na sociedade que precisam ser repensadas, como por exemplo, a questão da inclusão de pessoas com necessidades especiais ao mercado de trabalho.

Há muitos pais que têm filhos especiais e que muitas vezes se sentem sozinhos na forma como lidam com seu desenvolvimento, com o processo de aprendizagem e como veem o futuro desses filhos quando forem adultos.

São, segundo a empresa, perguntas sem respostas: terão uma vida normal? terão emprego?

“Por outro lado, qualquer um de nós poderá, de um momento para outro transformar-se numa pessoa especial: se perdermos a visão, a audição ou a mobilidade por exemplo, deixaremos de ser quem somos? Deixaremos de ser profissionais? – interrompemos a carreira? Podemos recomeçar uma nova carreira? Este é um assunto importante para os profissionais de RH repensar e trazer este tipo de reflexão para dentro da organização”, explica a Tempus.

Transversalidades dos temas relacionados ao capital humano

Antes os profissionais eram vistos apenas como um recurso dentro da organização.   Na língua portuguesa, usamos a palavra “funcionário” por muito tempo ao nos referir a trabalhadores. A palavra trás o conceito de que um trabalhador é aquele que funciona dentro de um sistema, como uma peça que pode ser substituída por outra sem danos para a organização.

Ora, hoje a questão da gestão de pessoas é vista de forma transversal numa perspetiva de que não há como construir uma nação, uma empresa ou uma organização separada da importância das pessoas nesse processo de construção. O foco das pessoas tem vindo a mudar de ano a ano, trazendo cada vez mais à mostra, os desafios que as organizações encontram para atrair, desenvolver e reter bons profissionais.

Sistema de comunicação e informação

O terceiro aspecto é sobre a comunicação que rompe os silos tradicionais. A nova geração dos chamados Millennials (nascidos entre 1981 a 1996 com idade entre 26 a 41 hoje) , vem revolucionando o mundo do trabalho na forma como lidam com o sistema de comunicação e informação e como se motivam para o trabalho.

Muitos têm deixado as organizações de forma silenciosa, buscando seu próprio espaço de trabalho, sem se importar muito em estar ligados a um empregador ou não. Muitos não se interessam por carreira, mas por fazer o que lhes dá prazer e motivação. As organizações precisam mudar a forma com como lidam com esta geração para conseguir reter os seus melhores talentos.

Resultados positivos da diversidade e a inclusão na atração e retenção dos talentos.  

Neste quarto e último aspecto, conclui-se que as organizações mais diversas e inclusivas costumam ser um dos melhores lugares para se trabalhar e para atrair e reter os melhores profissionais.  As organizações inclusivas e diversas têm atraído a atenção dos jovens talentos mais pelo espaço que dão para que as pessoas possam ser elas mesmas do que necessariamente pelos cargos ou salários que oferecem.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version