Home Notícias Conteúdo local e energias renováveis dominam o fim da conferência de energia e...

Conteúdo local e energias renováveis dominam o fim da conferência de energia e indústria

Os megaprojectos que operam em Moçambique estão abertas para trabalhar com as empresas locais, estas, por sua vez, bastanto certificarem-se de que estão, devidamente, preparadas para o efeito. A informação foi partilhada  pelo painel sobre exploração de recursos minerais, no segundo e último dia (terça-feira) da Conferencia de Energia e Índústria, na cidade de Maputo.

O painel em alusão foi composto por Agnaldo Laice, Gidião MBanze e Samora Machel Jr, gestores gerais e Presidente de Conselho de Administração de TWIGG Exploration&Mining, da Grafex Lda/Triton Minerals Ltd e Montepuez Ruby Mining, respectivamente.

Sobre o conteúdo local, Mbanze referiu-se à necessidade de as empresas nacionais garantirem que prestam serviços respeitando o termos  acordados no processo do “procurement”. O gestor contou que “há empresas que se comprometem a prestar determinados serviços, mas depois não cumprem as suas responsabilidades”.

Agnaldo Laice e Samora Machel Jr caracterizaram o actual ambiente de negócios na província de Cabo Delgado, referindo-se que neste momento, as empresas estão a reeguer-se do “stress” causado por instabilidade que vinha assolando a região.

Os empresários disseram que um dos aspectos importantes agora é cooperação entre as firmas, pois tal vai possibilitar consolidar um ecossistema de negócios favorável tanto para as multinacionais como para as empresas locais.

Actuando em Cabo Delgado, o empresariado da província referiu-se ao envolvimento do governo, cujos esforços reflectem-se na tomada de medidas favoráveis para as empresas que operam naquele ponto do país e não só. Machel Júnior disse, entretanto, que é crucial reduzir os processos burocráticos para acelarar as operações dos projectos.

No evento, o debate tambem girou em torno de energias renováveis, tendo dois paineis que abordaram sobre a temática, terem ressaltado que o país tem condições para destacar-se neste pilar de desenvolvimento energético. Os painelistas, referiram-se, por exemplo, que Moçambique possui quantidades significativas de hidrogénio, que pode ser aproveitado para a resiliência climática.

Os conferencistas ressalvaram que o sucesso das energias renováveis depende muito de investimento no sector e cooperação entre os países.

A introdução de novas tecnologias, a abertura de oportunidades de financiamento de contratos entre as empresas do sector energético também foram temas que estiveram na mesa de discussões.

A Conferência de Energia e Indústria que começou na terça-feira na cidade de Maputo também aconteceu na província de Cabo Delgado nos dias 30 e 31 de Maio, a convite do governo local, dada a pertinência do evento para o empresariado local. Este ano, a Energy&Industry Summit 2023 aconteceu na sua segunda edição consecutiva.

 

 

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version