Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

Crédito bancário à economia moçambicana decresceu para 270,1 mil milhões de meticais

O crédito concedido pelos bancos, registou uma queda para 270,1 mil milhões de meticais em Dezembro passado, marcando a sétima redução mensal em 2023 e evidenciando o aumento do endividamento dos particulares.

Em um relatório estatístico divulgado pelo Banco de Moçambique (BdM) nesta Quarta-feira, 6 de Março, constata-se que o crédito à economia atingiu seu ponto máximo em Maio do ano anterior, totalizando 298,1 mil milhões de meticais.

Segundo o mesmo documento, o valor diminuiu para 295,1 mil milhões de meticais em Agosto, sofrendo a maior queda do ano em Setembro, com uma redução de 2% no ‘stock’, seguida de uma queda adicional de 0,8% em Outubro.

Ademais, a taxa de juros média sobreu novas operações de empréstimos no final de Dezembro, tendo situado-se em 22,67% para empresas, 26,05% para consumo e 23,14% para compra de habitação, a um ano.

Destaca-se que a maior parte do crédito à economia em Dezembro foi para os particulares, totalizando 86,6 mil milhões de meticais, mostrando um crescimento mensal contínuo e um aumento de 23% ao longo do ano.

Enquanto isso, o sector do comércio viu um aumento ligeiro no total de crédito concedido, atingindo quase 28,1 mil milhões de meticais, enquanto a indústria transformadora recuou para pouco mais de 23,4 mil milhões de meticais.

O Banco de Moçambique destaca que o país é gerenciado por 15 bancos comerciais, 12 microbancos, além de cooperativas de crédito e organizações de poupança e crédito.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...