Monday, October 13, 2025
spot_img

CTA, BM e SIDA avaliam o ambiente de negócios em Moçambique

A equipa do BM procurou saber como é que as preocupações dos empresários chegam ao Governo Central e quais são os principais constrangimentos que as empresas enfrentam no seu dia-a-dia.

A CTA explicou os mecanismo de Diálogo com o Governo, desde o nível distrital, através dos CED´s, passando pelo nível provincial, através dos CEP´s, até ao nível central. Deu exemplo do Plano de Aceleração Económica (PAE) onde mais de 60% das medidas foram propostas pela CTA, resultante das contribuições do sector privado ao nível nacional.

Por seu turno, do lado da SIDA que financia projectos implmentados pelo Banco Mundial, destacou-se um dos projectos que a CTA esteve envolvida que é o Moz Trabalha, que consistiu no apoio na elaboração do Índice de Tendências de Emprego e na realização do Economic Briefing.

No decurso do encontro, o Banco Mundial mostrou abertura em cooperar com a CTA no esboço e implementação de um projecto para fortalecimento de capacidades empresariais.

Sendo o Banco Mundial parceiro tradicional da CASP, a CTA aproveitou o ensejo para mais uma vez convidar o Banco para a edição XVIII, a realizar-se em Junho, 22 e 23. Finalmente, a CTA agradeceu a assistência técnica que o Benco Mundial tem dado no processo de reformas, particularmente na elaboração de estudos e posicionamentos do sector privado visando a melhoria do ambiente de negócios no país.

Noticias Relacionadas

Preços em Moçambique subiram 0,29% em Setembro

Influenciado pelo sector da alimentação e bebidas não alcoólicas Os...

XX CASP: Maputo acolhe em Novembro o maior encontro de negócios e investimento país

O Governo de Moçambique, em parceria com a Confederação...

FMI confirma participação na CASP

A CTA manteve um encontro, recentemente, com o representante-residente...

III Conferência Anual das Seguradoras projecta estratégias para crescimento sustentável e inovação digital

A capital do país acolheu a III Conferência Anual...